Esse novo momento da comunicação do planeta é bem enfatizado pelo jornalista Marcelo Tas em sua palestra na TEDx. Ele faz uma reflexão sobre a mudaça de meios de comunicação e mostra como é poderosa a grande rede, que nos permite trocar informações em âmbito mundial em tempo real. Quando pode-se imaginar que um programa de TV poderia ter interação em tempo real com espectadores, trazendo naquele instante qual o sentimento sobre o programa ou a matéria que está no ar.
O jornalista Luis Nassif em entrevista ao blog Interação Midiática explica que nos anos 90, o jornalismo tinha a chamada relação mão única, ou seja, o leitor aceitava como verdade o que estava escrito. Essa via de mão única provocava um estoque de manipulações dos grandes veículos, governo e do sistema financeiro. Agora, depois de mais de 15 anos de jornalismo on-line no Brasil pode-se perceber que as alterações mais profundas estão ocorrendo na prática jornalística do que adaptação textual ou de linguagem.
Apesar das resistências pode terminados veículos de comunicãção ou segmentos da sociedade, a convergência midática aos meios de comunicação foi inevitável, depois de sofreram com as perdas de ibope e de assinaturas. As grandes empresas prevendo não poder concorrer com essa nova tecnologia se aliaram a ela, e aí surge a convergência, onde as vária mídias podem ser encontradas na internet. Esse processo ainda vem acontecendo. É uma tendência que já chegou no Brasil, a partir da experiências de empresas estrangeiras e seguidas pelas nacionais.
Esse artigo que escrevo deve nos levar a reflexão sobre o bombardeio de informações que temos na net e de que forma, nós com o jornalistas podemos utilizar para nosso trabalho. As redes sociais são uma excepcional ferramenta e a interatividade nas publicações também nós trazem o feedback interessante. Apesar de achar interessante acho o sistema frágil pois não sabemos da veracidade de quem está interagindo. Acredito no formato mas defendo o aprimoramento com responsabilidade.
Por Jailson Angeli
Imagens: Google imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário