quinta-feira, novembro 03, 2011

Jornalismo no século XXI

Diversas mudanças aconteceram recentemente no meio jornalístico, e tais mudanças vêm acontecendo com uma freqüência cada vez maior e numa velocidade acelerada, o que já não surpreende devido ao boom de informações diárias que recebemos. Parte dessa evolução é mérito da internet e do jornalismo digital, que ganhou um espaço enorme e vem se destacando no segmento desde o final do século passado, mas com maior ênfase neste terceiro milênio.

Antigamente, na geração de nossos pais e avós, a forma de se comunicar era através de cartas, ou os famosos telegramas. Informação era obtida através do rádio, e posteriormente, da televisão. Em seguida surgiu o telefone, que foi uma revolução da comunicação na época. Quando a internet surgiu, uma nova revolução aconteceu, esta sem precedentes semelhantes. Era simplesmente algo nunca antes visto que tomava forma a que estaria moldando uma nova forma de se comunicar na sociedade

Marcelo Tas, jornalista (e muitas vezes chamado apenas de “profissional multimídia”) relata em sua palestra no evento TEDx, como passou por essas mudanças, desde sua infância até a atualidade. Tas atualmente é apresentador do programa CQC (Custe O Que Custar), da Rede Bandeirantes, mas também é conhecido pelo Blog do Tas, um dos mais populares e premiados blogs do país, e por suas realizações ao jornalismo durante a sua carreira, como as matérias como o fictício repórter Ernesto Varela

Luis Nassif, também jornalista, explica as atividades do jornalismo nos tempos da internet. É necessários que os outros meios se adaptem a chegada e a expansão do jornalismo digital, que é mais abrangente e acaba sendo mais procurado por aqueles que buscam uma informação mais ágil e sucinta, porém de confiança. É a chamada convergência midiática, quando os outros meios, se utilizam da internet para divulgar suas informações como um segundo canal. Por exemplo, sites de grandes jornais ou de emissoras de rádios. 

É inevitável, como se pode constatar, que o jornalismo digital está crescendo, e deve ainda crescer muito mais. O jornalismo em tempo real é o que mais vem sendo buscado por aqueles que querem uma informação rápida, e que pode ser encontradas em redes sociais como o Twitter, por exemplo. Entretanto, também é importante que a ética jornalística seja mantida, para que se mantenha o contato e a confiança mútua com o leitor, sendo ele internauta freqüente ou não. Assim, o jornalismo em geral só tem a ganhar. 

Imagens: Google Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário