quarta-feira, abril 13, 2011

Portal G1

Em tempos onde à internet e seus recursos estão sendo reinventados, muitas são as possibilidades dos portais de notícias de incorporarem novas tecnologias. O G1 absorveu essa demanda e fez o seu dever de casa. Para auxiliar aos usuários a divulgarem notícias do portal, criam endereços amigáveis das notícias facilitando o acesso - normalmente o link é o nome da matéria que o internauta vai visualizar. No final do texto, disponibiliza ainda um endereço alternativo, um atalho, menor, fácil de incluir em postagens de redes sociais. Com isso, dispensa a necessidade do usuário de copiar o endereço e recorrer a alguma ferramenta ou site para reduzir o link.

Grandes acontecimentos merecem destaque no portal mas, e se o usuário quiser ver todas as matérias relacionadas a um assunto? O G1 criou sua solução para isso. Grandes fatos ganham também, um endereço amigável para visualizar tudo o que estiver relacionado a ele. Como exemplo o g1.globo.com/revolta-arabe, /u2-no-brasil, /tragédia-em-realengo, e por ai vai.

Um dos diferenciais do site G1 é a sua disponibilidade de versões para os dispositivos móveis. Para cada dispositivo como celulares e iPads, o site apresenta uma versão adaptada, para que as pessoas possam interagir com as novidades onde quer que elas estejam. No universo das facilidades, onde a busca pela agilidade na informação é essencial, os endereços podem variar de um dispositivo para outro. Alguns sites trocam o “www” do endereço por “m”, enquanto outros preferem deixar o endereço normal e identificar apenas, que o acesso vem do dispositivo móvel. O site G1 é um dos sites de notícia que possui endereço diferenciado em dispositivos móveis: m.g1.globo.com.

Versão do G1 para tablets

O Site G1, possui os textos das matérias relativamente concisos. Há momentos, dependendo do tema abordado, em que os textos acabam sendo prolongados. O diferencial deste site de notícias, é que há em cada matéria, link e tópicos relacionando-as com temas relevantes a ela. O G1 também possui imagens e vídeos relacionados. Onde a dimensão do tema pode estar sendo percebida pelo leitor, no exato momento da leitura. As fotos matéria também são um diferencial, pois dão a ideia compacta da notícia. Sem deixar o leitor com a sensação de não ter entendido o tema. Há a galeria de fotos da semana, onde os principais fatos podem ser encontrados, de maneira ilustrada e informativa. Além disso, os leitores podem fazer suas críticas, sugestões e comentários sobre os temas, na sessão de “Comentários”.

O portal possui twitters para cada área. Na área de tecnologia, o twitter @g1tecnologia traz informações sobre as novidades tecnológicas do mundo e dos games. A divisão por segmento facilita para que a pessoa siga apenas o assunto que mais lhe interessa. Apenas o twitter é divido por área. As demais mídias sociais são gerais, como no Orkut e no Facebook. Todas as notícias que são publicadas no facebook através de uma frase, onde o internauta clica e é levado diretamente ao site G1 com a matéria na íntegra. No Orkut possuem mais de 5 perfis, porém não são oficiais. Não são postadas informações, apenas está aberto para que as pessoas possam adicionem como comunidade e usuário. De acordo com o site Tweetrank, o site G1 está em terceiro lugar entre os melhores do twitter do Brasil com 568.371 seguidores. Outro diferencial do site é a acessibilidade, onde as pessoas que tem deficiência visual também podem utilizar com mais facilidade, pois ela já especifica o tema.


Um dos pontos negativos do site G1 são algumas publicidades que aparecem logo que a pessoa entra no site. Elas sobrepõem a página, e você precisa buscar o botão de “fechar” que geralmente é no canto da imagem e de difícil visibilidade. Porém, o portal não apresenta muitas propagandas. Elas se encontram no canto direito da tela, e no rodapé Somente abrem, se forem clicadas.



Equipe:
Fabrício Theophilo Rigon Pereira
Francielle Andressa Pereira Furtado
Karina Beatrice Frainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário