quarta-feira, abril 13, 2011

Análise do Clic RBS

Por Ana Paula B. Garcia, Wilson Pereira Junior, Eneias A. V.  Mutte.

O site do Clic RBS foi o escolhido para a análise a ser feita.
Entre tantas opções,  a escolha foi baseada principalmente no tema. Notícias são importantes para nos matermos atualizados. Como jornalistas, é necessário que estejamos sempre informados,  podendo discutir e debater sobre diversos assuntos. O Clic RBS mantém os jornais do grupo RBS na internet, local onde se encontra o Jornal de Santa Catarina, A Notícia, Diário Catarinense, entre outros.


O site Clic RBS é bem alternativo, possui matérias variadas. Os assuntos vão dos mais pesados, como assassinatos até os mais populares, como notícias de artistas e ex-BBBs.


Na página inicial, onde ficam as manchetes, é possível encontrar apenas algumas delas em negrito. No entanto, todas possuem foto. Para escolher uma matéria que não esteja entre as manchetes, é necessário selecionar o veículo de comunicação vinculado à RBS. Aí então, escolhe-se a notícia.

No caso do ‘Jornal de Santa Catarina’, que também faz parte do Clic RBS, a maior parte das matérias veiculadas em “Edição Impressa”, não possui negrito e nem links. A foto alinhada ao texto nada mais é do que uma propaganda do site e não, algo relacionado ao assunto, como deveria.

Já no caso do ‘A Notícia’, acontece o mesmo, sem negritos ou links. Também não há fotos ou vídeos, nenhum conteúdo extra relacionado ao assunto. Porém, nos dois casos há espaçamento correto entre os parágrafos.


No entanto, as notícias do caderno ‘Casa Nova’, por exemplo, são bem mais corretas e atrativas. Além de possuírem o espaçamento adequado, contém negritos, links interessantes e, inclusive, fotos alinhados ao texto, visualizadas em tamanho maior quando clicadas.

Quanto às url pode se considerar que o Clic RBS tenha URL´s amigáveis. Quando se entra na página é preciso escolher sobre qual você quer informações. Até aí tudo bem, temos links fáceis de lembrar: http://www.clicrbs.com.br/sc/ para o estado de Santa Catarina e
http://www.clicrbs.com.br/rs/ para o estado do Rio Grande do Sul.

No site há ainda links para todos os veículos do grupo e por editorias. Continuamos ainda tendo URL´s amigáveis, mas elas também levam à página e pareciam não funcionar muito bem, pelo menos durante o tempo em que tentamos acessar, digitando o link direto no navegador.


Um exemplo é o link http://www.clicrbs.com.br/sc/#radios - não direcionou para páginas com as rádios. Na primeira tentativa, uma mensagem de erro é exibida, página não encontrada. Na segunda, nos direciona à página inicial.

Já as URL´s que levam às matérias dos jornais, são muito grandes e difíceis de lembrar. Como exemplo, veja o link da matéria do Diário Catarinense sobre o aumento do transporte coletivo: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18%C2%A7ion=Geral&newsID=a3273479.xml

Clic RBS e a inclusão social

As deficiências mais comuns são: Visão: Pode ser cegueira, miopia, acuidade visual fraca, visão embaçada.
Motora: incapacidade de usar um mouse,diminuição do tempo de resposta,controle motor com limitações.
Cognitiva: incapacidade do aprendizado, distração, incapacidade de memorização ou de assimilar grandes quantidades de informações.
Audição: Surdez 

Cada uma destas categorias de deficiências exigem diferentes tipos de adaptações. O Clic RBS é de fácil navegação e recentemente foi reformulado para acessar todas suas informações com menos clicks possíveis.

A maioria das informações é bem dividida e de fácil leitura para uma pessoa sem limitações. Mesmo que se tenha a capacidade motora prejudicada, é possível navegar tranquilamente pelo site.

Quem tem surdez pode perceber mais dificuldades, uma vez que a maioria dos vídeos não possui legendas. Já para os cegos, a navegação é impossível. Com o programa de voz Dosvox consegue-se apenas saber em que página de acesso se encontra e alguns itens da primeira barra de ícones do site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário