quarta-feira, abril 13, 2011

Análise do Site R7

Por Adriana Schimila, Eliane Pereira e Monique Becker

O site R7.com estreou em 27 de setembro de 2009 às 20 horas. R7 ou R7.com é um megaportal de notícias e entretenimento das muitas plataformas da Record.

Possui conteúdo e vídeos da Record News, Rede Record, Record Internacional e suas afiliadas. São produzidas em média mais de mil notícias todos os dias pelo R7, elaboradas por 150 jornalistas e mais de 350 profissionais ao todo, divididos por equipes presentes em todo o território nacional.

site está bem estruturado e condiz com o que oferece: notícias da Rede Record . Mas possui publicidade em formato pop up o que dificulta a navegação, cada vez que você passa o mouse sobre a propaganda, uma janela se abre.



Dividido em editorias a página oferece praticidade na busca de informações, além de links para blogs e rádios. O site R7.com também dá ao internauta a disponibilidade de e-mail. Nas matérias muitas imagens e na maioria das vezes vídeos feitos pelos repórteres e âncoras da TV Record ou pelos blogueiros do site. A página oferece ainda espaço para busca de matérias antigas e é atualizado constantemente, minuto a minuto.

São poucos os recursos do site adequados para os portadores de necessidades especiais. As matérias que tem vídeos, exemplo a editoria de esporte, não tem legenda o que desfavorece os deficientes auditivos, porém auxilia os que têm dificuldades visuais.

Para um bom funcionamento, interação, e socialização das informações as redes devem estar interligadas, o site ao twitter, este ao Facebook, e ao Orkut. No site R7 as redes estão visivelmente bem localizadas. Logo acima da barra de início e depois, abaixo, na lateral esquerda do site.

Twitter: Com 443.739 seguidores (09/04/2011) o twitter do R7 é dinâmico nas tuitadas, repostas rápidas e diárias. Na BIO foi colocado o link que remete ao site, poderiam aproveitar o espaço e colocar o link da ferramenta do Facebook. Interligar todas as ferramentas sociais é a máxima do momento. O articulador deverá estar atento às repostas e as discussões que são fornecidas. A logo da empresa está presente (da mesma forma) em todas as ferramentas remetendo o a imagem a ao portal de notícias. Fortalecendo e registrando na memória dos usuários a marca da empresa.

Facebook: com 84.713 seguidores também está bem articulado. Na página de informações alguns links remetem a outras ferramentas: site, blog, twitter. Há um tópico de discussões que é bem acessado. No mural os usuários curtem , protestam e avaliam as informações e noticias fornecidas acabam gerando mais acessos e adeptos a rede do R7. O Orkut, com 211.778) segue o mesmo exemplo, com mais fotos e tópicos de conversa entre os seguidores.

Alguns dados básicos no uso das ferramentas sociais.

Senhas: Alterar sempre que necessário. Cada social mídia deverá ficar responsável pela rede e projeto, repostas e afins. Atenção: se houver mudança de pessoa responsável deverá ser alterada a senha para evitar futuros problemas.

Em relação a usar CAIXA ALTA nos textos. O recomendado é usara apenas para destacar alguma situação muito importante. Caixa alta nos textos dá sempre a impressão que alguém está gritando, conforme as regras do mundo cibernético.


Google Alerta: Criar e gerenciar o alerta, qualquer assunto relacionado a Rede Record R7 que cair na rede é enviado diariamente para o e-mail de quem é encarregado por administrar as redes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário