quarta-feira, outubro 08, 2014

O Twitter como base para o jornalismo em tempo real

Por Bianca Klemz

Foto
As diversas plataformas que a Internet disponibiliza são cada vez mais utilizadas por diversas empresas. Essa convergência midiática que presenciamos, cada dia mais, permite que os jornalistas aprimorem seus trabalhos de forma eficaz e os deixam cada vez mais perto do seu público alvo. A forma que mais tem mostrado resultados satisfatórios é a adaptação do profissional com as redes sociais.

O Twitter, por exemplo, permite que o usuário construa a sua própria linha do tempo através de seguidores que atribuem a ele algum tipo de benefício. A interação através de retweets faz com que as notícias sejam repassadas para um público infinito e a facilidade disso tudo está resumida em 100 caracteres + o link dela completa, dando alternativa para que os seguidores possam decidir se vale a pena clicar para conferir ou não.



Foto
O jornalismo em tempo real é cada dia mais visto no Twitter, uma vez que os perfis das empresas de comunicação alimentam suas contas. Há jornalistas, inclusive, que usam as suas próprias redes sociais para informar os internautas, por isso é importante ter cuidado ao postar opiniões e declarações pessoais. A ética jornalística deve ir além do veículo de comunicação que o profissional trabalha, pois a imagem dele, vista pelo cidadão, não é diferenciada da sua vida particular.

Profissionais de nomes renomados e muito reconhecidos pela sociedade devem ter cautela ao divulgar informações. É sempre muito importante, antes de postar alguma notícia, que ela seja checada com cuidado para que a afobação de querer estar à frente dos concorrentes, não prejudique a sua imagem e nem a do veículo em que trabalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário