quarta-feira, novembro 09, 2011

A Popularização e o Controle da Informação

Desde a popularização da internet no final do século passado juntamente com o início do fenômeno da globalização, houve uma intensa mudança na relação da sociedade com os meios de comunicação. Com a grande circulação de capital e informação pautada por evoluções tecnológicas na rede de computadores, o homem está permanentemente ligado a diversos conteúdos. Dessa forma foi criado o termo “convergência midiática” fazendo com que as empresas de mídia criem ações para atender ao seu público e antever as necessidades deles, cobrindo vários espaços e procurando se relacionar com quem é fiel frequentador destes grupos e redes.

Com essa evolução a profissão de jornalista vive tempos difíceis. O crescimento do jornalismo multimídia vem impactando também as relações trabalhistas, tanto as empresas quanto os jornalistas estão em fase de adequação. O processo de convergência midiática por que passa as empresas jornalísticas, vem produzindo um enxugamento nas redações uma vez que está se criando a figura do jornalista “faz-tudo”.

Outro ponto que contribui para essa adequação trabalhista é o crescimento da quantidade de informações veiculadas por mídias virtuais alternativas, como blogs, Twitter, Facebook, entre outros, o jornalismo deixou de ter a função de selecionar o que é notícia, pois alguns fatos ganham relevância antes da divulgação por mídias tradicionais. 


Quando o assunto é a ética, em qualquer meio de propagação, ela quase está extinta. Como imaginar que o jornalismo possa ser concebido como um serviço social e público, se praticamente toda a atividade de comunicação no Brasil, é monopolizada pelas empresas privadas? E até mesmo as redes sociais, como pode garantir que toda a informação disseminada pelo povo é real?

O grau de controle que o jornalista tem sobre seu produto final dentro de uma empresa de comunicação, seja ela em tempo real ou não, é mais ou menos o mesmo que tem um metalúrgico sobre a decisão de fabricar um automóvel de luxo ou um ônibus.

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