Nos últimos tempos, a internet evoluiu com o fortalecimento das redes sociais e o surgimento de vários aplicativos. Os meios de comunicação tradicionais começarama perder espaço e consequentemente os seus leitores, que passaram a buscar notícias em tempo real.
Para acompanhar este avanço, os veículos de comunicação tiveram que se adaptar. È a chamada convergência midiática. Os jornais impressos hoje já têm versões para internet. As Rádios e a TVs utilizam links de transmissão ao vivo para repassar a informação aos seus ouvintes e telespectadores. Aliás, divulgar as notícias na internet, à medida que os fatos vão acontecendo, tem sido uma das preocupações dos meios de comunicação. Cada vez mais eles estão busca da transmissão em tempo real.
Além de fazerem uso do jornalismo on-line e instantâneo, os veículos também aproveitam os surgimentos de novos aplicativos para espalhar seu conteúdo de forma diferenciada, tentando, manter, aumentar e atingir diferentes públicos. Uma utilização bastante comum da convergência midiatica, por exemplo, é o uso de vídeos para complementar a informação. Os veículos que possuem jornais impressos publicam os vídeos relacionados ao assunto em seus próprios sites. Além disso, muitos veículos também disponibilizam todo o material que sai impresso na rede. De uma forma ou de outra, todos usam a internet como ferramenta de interação. Isso integra ainda mais o leitor ao jornal.
O rádio também ganhou maiores proporções com a internet, seu alcance passou a ser mundial com as web rádios, por exemplo. A convergência midiática possibilitou à qualquer usuário colocar suas produções radiofônicas na rede. A televisão digital também é um bom exemplo da convergência midiática. Basicamente ela é a junção da TV tradicional e da internet. As diferenças são a interatividade do telespectador com a emissora. Na TV digital quem escolhe a programação que quer assistir é o próprio usuário. E ainda é possível acessar a internet e ter notícias em tempo real.
Com todo este avanço, abre-se a discussão sobre a ética jornalística. Publicar informações com tanta rapidez, tem sido um desafio para os jornalistas, pois com a internet ao alcance de grande parte da população e as facilidades que ela proporciona ao internauta, qualquer um pode divulgar informações. Encontrar vídeos, fotos, e qualquer outra dado na rede, é bastante comum. Por isso, os veículos de comunicação precisam se atentar se estão divulgando uma informação segura. A seleção e publicação das notícias precisa ser feita por um profissional habilitado, e sempre precisa ser checada.
Por Stéfany Pessoa
Fotos: Divulgação/Google
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