É a terceira noite de desfile. Tudo preparado para começar. O público aguarda ansioso a chegada dos carros alegóricos para entrar no clima da 31º Oktoberfest. A festa desperta a curiosidade em uma série de pessoas, de cidades, estados e países diferentes, que veem para Blumenau para prestigiar uma das festas mais conhecidas do mês de outubro. Entre turistas e moradores da cidade, o que mais chama a atenção é a diversidade de idade que se interessa pela cultura germânica.
Há quem espere outubro com ansiedade e expectativa, pois esse mês é marcado pela tradição. Desde que seja para comprar um traje típico até fazer parte do desfile, é difícil conhecer alguém que nunca participou. Os desfiles encantam que passa pelo centro da cidade. A beleza dos carros, a alegria das pessoas e a energia contagiam e entusiasmam turistas e blumenauenses.
Desde idosos, até crianças de colo fizeram parte do terceiro desfile desta edição. Interagindo na plateia ou nos carros alegóricos, a maioria buscou resgatar a cultura alemã nas vestimentas e na dança. Maria Souza tem 80 anos e decidiu ir pela primeira vez no desfile vestida com traje típico. “A gente precisa aproveitar ao máximo quando tem esses eventos na cidade, por isso eu resolvi comprar o traje, para me sentir parte da cultura também”, destaca.
Confira no vídeo um pouco mais sobre o desfile que aconteceu na rua XV de Novembro.
A Oktoberfest abre espaço para todas as idades. Não há preconceito. Todos podem dançar, cantar e se divertir ao ritmo das bandas. Vale lembrar que a cada edição acontece a Oktoberfest da Melhor Idade. Idosos de Santa Catarina e de outros Estados se entusiasmam com as atrações. A programação da festa contou com abertura da praça de alimentação, música típica, grupos folclóricos e, claro, o chope geladinho.
Mas as crianças não ficam de fora das comemorações, não. O ginásio do Galegão voltou a receber nesta edição o Kinderplatz. O espaço oferece diversão para a criançada de até 13 anos. Ações de lazer, artísticas e culturais movimentaram o local durante os 19 dias de Oktoberfest. Além disso, a garotada pode se divertir com brinquedos eletrônicos, paredão de escalada, cama elástica, brinquedos infláveis e atividades teatrais. Nos desfiles todas as idades se engajam em fazer o melhor da festa. Bebês, crianças, jovens, adultos e idosos unidos por uma Oktoberfest cheia de tradição e cultura.
Outro destaque da festa é o desfile interno, realizado nos setores 1 e 2 do Parque Vila Germânica. Todos que estiveram no local puderam contar com a magia dos brinquedos e animação dos foliões. As atrações são abertas pelas bandeiras, sendo seguidas pela realeza da Oktoberfest 2014, e a presença sem igual do Vovô e da Vovó Chopão. Além de grupos folclóricos e bandas musicais.
A 31ª Oktoberfest encerrou à meia-noite de domingo (26). Essa edição registrou público de 458.550, ou seja, 1,53% maior do que no ano passado. Grandes novidades movimentaram a festa entre eles o funcionamento do horário de almoço durante todos os dias e o lounge feminino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário