sábado, novembro 12, 2011

Catarinense está gastando mais

Por Karin Bendheim

O aumento do consumo dos catarinenses foi de 2% no mês de outubro. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio)  e da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Para a Federação, o aumento do Índice de Consumo das Famílias (ICF) cresce com a chegada do fim do ano. Já em relação à perspectiva de consumo das famílias os dados apontam uma alta de 12,7%.



Alguns fatores contribuem para que as pessoas passem a consumir mais, em especial na época do Natal, onde parece ter virado tradição o consumo desenfreado. O crescimento de renda da população é uma característica cada vez mais perceptível. De acordo com o jornalista Paulo Henrique Amorim, em uma palestra em Blumenau, as classes C e D vêm diminuindo dia a dia, enquanto a B ganha mais adeptos.

A oferta de empregos também deve ser levada em conta. Santa Catarina e Blumenau, em especial, são locais conhecidos por absorver mão de obra desde a mais simples até as mais especializadas.

O acesso ao crédito facilita e impulsiona as vendas. Em 2010, de setembro para outubro o aumento de consumo foi de 2,2%. Já no mesmo período desse ano a elevação foi de 4%. As pesquisas vão ao encontro desses dados. Elas apontam que 67,1% dos entrevistados acreditam que as condições de crédito estão mais fáceis.

Esse conjunto de oferta de empregos, ascensão de classe social e a facilidade em conseguir crédito é um prato cheio que alavanca a economia. E as festas de fim de ano proporcionam tudo isso. Há vagas para trabalhos sobrando. Os cartões de crédito são facilmente obtidos nas portas de grandes lojas através de um comprovante de residência. As opções para se gastar dinheiro são muitas, mas é preciso ficar atento: ao final de cada mês as contas aparecem e devem ser pagas e o perdão das dívidas feitas não estará na lista do Papai Noel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário