quarta-feira, abril 06, 2011

Análise do site MSN Brasil

Esta postagem refere-se a uma análise do site MSN Brasil incluindo estrutura, multimídia, ferramentas sociais e a análise de uma matéria em específico. O site apresenta um design agradável, organizado em categorias de notícias e multimídia, porém falha em alguns aspectos, como desorganização textual das matérias.

Há matérias nacionais e internacionais, com pautas factuais e também criativas e diferenciadas. Eventualmente há erros de português nas matérias e as linhas de apoio são deslocadas dos títulos, com tamanho e fonte iguais aos dos textos, o que confunde o leitor.

As matérias dispõem de links para as redes Twitter  e Facebook, o que é muito interessante do ponto de vista jornalístico, indicando também quantos tweets a matéria recebeu e quantas pessoas curtiram no Facebook.

Quando se clica no link do Twitter, aparece uma janela para logar e depois, a frase para você alterar e twittar. O link para curtir no Facebook vai direto, após o login. Mas o site não disponibiliza links diretos para a página própria no Twitter ou Facebook nem para RSS Feed.

As URLs não são amigáveis, como mostra o exemplo a seguir sobre uma notícia de esporte: http://esportes.br.msn.com/esportes/artigo.aspx?cp-documentid=28272739. O site não tem acessibilidade mas tem usabilidade, sendo organizado por editorias e categorias de vídeos, textos, entre outros.

A matéria analisada é sobre o conflito na Líbia. Ela não apresenta palavras em negrito nem links. Os subtítulos não são destacados no texto, o que confunde o leitor. Há duas fotos, mas elas não permitem ampliação.

As melhorias que poderiam ser feitas são em relação à estrutura dos textos, com inserção de palavras em negrito e links com matérias relacionadas. Também deveria haver a possibilidade de ampliar as fotos e deveria haver links para as ferramentas sociais na página principal do site.


Equipe: João Paulo de Souza
            Letícia Maria Klein
            Sabrina Hoffmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário