quarta-feira, abril 13, 2011

Análise do site da TV Galega

Ao analisarmos o site da TV Galega, notamos que as últimas notícias estão atualizadas, mas não acontece o mesmo com todas as seções. Por exemplo, a Galeria de Vídeos teve sua última postagem publicada há quatro meses.

O comentário do Editor não faz referência à data de postagem, o que dificulta a localização do leitor.
O design do site é limpo. Há poucas propagandas, que não atrapalham a visualização do mesmo. Nada de pop-up e afins. Porém, a impressão é que faltam mais aplicativos e serviços que ampliem a navegação.
Um dos pontos positivos do site é informar a programação da emissora em tempo real.
A URL não é amigável. Quando se acessa qualquer conteúdo do site, o endereço eletrônico apresenta caracteres descoordenados, que dificultam a identificação e posterior divulgação da matéria.
Nas postagens de texto falta a utilização de negrito, itálico e links para outras matérias já postadas que tenham relação com a atual. Porém, em cada janela em que alguma matéria é aberta, o internauta pode conferir as últimas notícias publicadas através de um quadro com links.

O site facilita a procura do internauta separando as matérias por temas específicos. Outro ponto positivo é que no final da matéria existe a opção de imprimí-la ou indicar a alguém. Mas sem botões de ‘curtir’ ou qualquer outra ferramenta que remeta às redes sociais.
Há a disponibilização de emails e telefones da empresa (TV Galega).
Existe no site uma caixa de busca que tem o objetivo de facilitar a navegação, porém está mal posicionada: no final da página. O internauta tem que fazer rolagem para encontrá-la, o que dificulta a acessibilidade.
A página inicial disponibiliza um serviço de previsão do tempo, como utilidade, mas este é outro serviço que está mal posicionado, no fim da página inicial.

O site da TV Galega deveria optar como melhorias participar mais das redes sociais . Assim, a visibilidade da emissora aumenta e o público alvo também.

Por Francielle Buzzi e Natália Vicentini

Nenhum comentário:

Postar um comentário