sábado, novembro 12, 2011

A influência indireta da mídia no consumismo

Por Matheus Gritten

Com a chegada do fim de ano, o comércio entra em alvoroço. As vendas sobem, o movimento aumenta e a procura dos clientes é muito maior e a correria é grande. Em todo o país, os comerciantes se preparam para esta época especial do ano, com as festividades de fim de ano chegando, e é claro, os presentes de Natal.

Cada estabelecimento, micro empresas ou mesmo as grandes redes, bolam anualmente as suas estratégias para atrair o público. Sejam propagandas mais agressivas, marketing viral, os comerciantes sempre estão buscando uma maneira de atrair um público maior, de preferência superior ao último ano. É comum ver na televisão, durante os comerciais, nas ruas, através de panfletos e carros de som, dentre outros exemplos.


Porém, além dessa forma direta de divulgação, existe uma maneira indireta de influenciar os consumidores às compras. É a propaganda indireta que existe nas novelas, e muito comumente também, nos seriados e filmes americanos. Algo como uma mensagem subliminar, que acaba passando despercebido e não é uma propaganda de determinada marca ou produto.

Por exemplo, um filme que ficou muito popular na década de 90 foi “ AsPatricinhas de BeverlyHills” (Clueless, 1995). O longa-metragem revolucionou o pensamento jovem da época e de maneira rápida, milhares de garotas quiseram se parecer com as meninas do filme, que moravam na parte mais rica do condado de Los Angeles, nos Estados Unidos. Foi um boom no consumo da época, principalmente em roupas, calçados e acessórios, muito divulgados no longa.

Nos dias de hoje, o mesmo acontece, só que mais frequentemente em seriados americanos: Gossip Girl, Pretty Little Liars e Suburgatory (o primeiro em exibição no Brasil pelo SBT em TV aberta, e os demais na TV paga), retratam a vida de jovens de origem mais abastada, que acabam por influenciar indiretamente, também, o consumo. É algo comum que alguém que esteja bem vestido, seja referenciado como um dos personagens das séries citadas.

É importante para o comércio que este tipo de merchandising, mais discreto aconteça. E está presente no dia-a-dia da TV e do cinema, e também, consequentemente, na mídia digital, como por exemplo, através de vídeos, redes sociais e fóruns de discussão. Resta então, aos comerciantes fazer bom uso desse tipo de marketing, e se beneficiar de maneira ética desta influência presente na mídia.              

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