Por Tatiane Signorelli
Já passou o tempo quem que o horário de trabalho era única e exclusivamente para isso, a interação entre os colegas servia apenas resolver questões do próprio trabalho e ainda eram formais. As conversas paralelas, apenas em horários de intervalo e após o expediente. Os setores eram divididos em salas e ninguém interferia no trabalho do outro.
A figura de um chefe ou supervisor também era diferente do que enfrentamos hoje em dia, a hierarquia e o fato de tratá-lo de maneira formal e com muito respeito.
Já passou o tempo quem que o horário de trabalho era única e exclusivamente para isso, a interação entre os colegas servia apenas resolver questões do próprio trabalho e ainda eram formais. As conversas paralelas, apenas em horários de intervalo e após o expediente. Os setores eram divididos em salas e ninguém interferia no trabalho do outro.
A figura de um chefe ou supervisor também era diferente do que enfrentamos hoje em dia, a hierarquia e o fato de tratá-lo de maneira formal e com muito respeito.
Aos poucos, esta forma de conviver no ambiente de trabalho mudou, hoje vivemos uma fase em que as pausas para um café e bater um papo em pleno expediente é liberado e até considerado saudável para uma boa produção. Alguns chamam isso de trabalho 2.0, ou seja, podemos dizer que é um tipo de atualização da forma de em que trabalhamos.
Bater na salinha do chefe, e fazer sugestões de melhorias à companhia, são as coisas mais comuns hoje em dia. Em algumas empresas as divisões de setores foram extintas e os colaboradores se misturam em um único ambiente.
Outras firmas ainda possibilitam que o funcionário possa trabalhar da própria casa, principalmente em cidades grandes, o fato de você sair de casa para ir trabalhar, faz com que as pessoas percam muito tempo no trânsito o que causa estresse e isso pode prejudicar a produção. Dessa forma, com os chamados home office, o funcionário pode trabalhar tranquilamente no conforto de seu lar, sem se preocupar com o tráfego ou outras coisas que possam atrapalhar o serviço.
Além do home office, outra alternativa que corporações e até mesmo empresas de menor porte adicionaram workshops e oficina para os colaboradores. Estas atividades ocorrem nos intervalos ou durante o expediente e têm o propósito de aumentar o engajamento do funcionário com o a empresa e também entre os colegas de trabalho para instigar mais o trabalho em equipe e cooperação um com os outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário