Tutorial de Postagens

Por Prof. Moisés "Béio" Cardoso, Me

Em todas as postagens lembre-se de utilizar o mesmo procedimento:

1.1 - Título relevante: ele tem que dar mais pistas do seu conteúdo. Imagine sempre o título como um tweet, ele tem que fazer sentido e motivar o leitor para clicar no link para consumir a postagem. Lembro que ele deve ter no máximo 100 caracteres, já posteriormente virá acompanhado de um link encurtado quando for compartilhado em uma rede social.

1.2 - Assinatura do post: Os alunos devem assinar a postagem no canto superior esquerdo, no tamanho de fonte normal em itálico. Os nomes dos alunos deve ser por ordem alfabética. Manter a mesma ordem dos nomes em todas as postagens até o final do semestre. Isso ajuda a identificar de forma rápida o autor do texto publicado. Exemplo: Por Aluno Um e Aluno Dois. Reforço que a assinatura deve ser exatamente nesse padrão, sem a adição ou subtração de nenhum elemento textual.

1.3 - Tag da postagem: Deve ser usado apenas uma tag de identificação na postagem. Essa #tag será indicada pelo professor em cada uma das atividades que serão desenvolvidas no blog. Isso facilitará a identificação dos conteúdos dentro da plataforma.

1.4 - Diagramação: Sempre deixar uma linha em branco entre os parágrafos. Alinhar o texto a esquerda. Não deixar recuo no começo dos parágrafo. Alternar o tamanho deles (parágrafos curtos e longos). Usar foto/vídeo/áudio no começo do post!

1.5 - Técnicas de SEO no texto: Sempre usar: negritos, links e itálicos. Esses elementos de formatação são o coração da escrita na web. Cada um deles tem uma função distinta, que são elas:

1.6 - Negritos: devem destacar as palavras-chave de cada postagem. Para identifica-lás se pergunte ao final do texto: "se eu fosse procurar esse texto no Google, que palavras digitaria no buscador?". A resposta será o conjunto de palavras que deve ser negritadas. De uma forma geral, nomes próprios são uma boa opção. Uso o negrito na primeira oportunidade que a palavra que pretendo destacar quando ela aparece no texto. Nunca devo usar negrito e link na mesma palavra! Nunca devo negritar a mesma palavra várias vezes ou os robôs de busca entenderam que estou fazendo spam e minha página enquadrada dentro da "black list" do buscador.

1.7 - Links: oferecer um texto sem link é subjugar o intelecto do leitor. Todo texto de web tem que ter links com aprofundamento de conteúdo. Links com relevância e qualidade de conteúdo, nunca use um link por usar, pense fora da caixa. Eles são a chave para aumentar o tempo de permanência do leitor dentro da plataforma, tornar o texto mais dinâmico e direto. Não usar links da: Wikipedia, Brasil Escola, Info Escola, Revista Escola, TechTudo, TecMundo ou canais de baixa relevância. Atenção: Sempre faço link na primeira vez que uma palavra chave aparecer no texto. Quando aparecer um,a segunda vez eu apenas negrito ela. As demais vezes que ela surgir eu não preciso mais destacá-la.

1.8 - Itálicos: servem para destacar citações no texto, juntamente com as aspas, ele serve para atrair o olhar do leitor e destacar trechos da postagem. Não precisa usar ele para palavras em inglês.

1.9 - Todas as postagens tem um número mínimo de 1800 caracteres, a última atividade tem um número superior a esse, respeitar essa normativa é de suma importância. Posts com produção textual menor do que o acordado não serão considerados válidos. Um profissional de comunicação não pode ter medo de exercer sua habilidade com a escrita nem o manuseio das ideias.

Passo a passo das postagens:

2.1 - TEXTO: Fazer o texto inicial no Word. Assim que estiver concluído "passar" ele pelo bloco de notas, copiar e colar, esse processo tira a formatação do texto original e evita que o mesmo fique desconfigurado ou que ocorra erros de macro. Recortar (Ctrl + X) o texto do bloco de notas, assim você tem a certeza de que o processo foi realizado corretamente, e colar no blog. Esse passo é muito importante para manter uma padronização das postagens. A fonte e seu tamanho não devem ser alteradas no corpo do blog, usem o que esta padronizado, não precisa fazer alteração nesses elementos dentro do blog.

2.2 - IMAGENS: Renomear todas as imagens usadas para ilustrar as postagens. Se for uma foto produzida pelo aluno o arquivo deve conter o nome do mesmo + sua descrição. Exemplo: Nome_Sobrenome_tema_da_foto.jpg. Lembre-se que um arquivo nomeado de forma correta ajuda os robôs do Google a encontrar o arquivo, não importa se o nome do arquivo ficar extenso. Se for uma foto meramente ilustrativa devo usar ela como um coringa para diagramar o texto, alocando-a em uma das extremidades (direita ou esquerda), nunca no centro em destaque. Deixo essa opção para as fotos produzidas pelo aluno, dar o destaque no que é exclusivo. Fotos ilustrativas devem ser colocadas no texto com a URL da imagem, dessa forma damos os devidos créditos de quem a produziu.

2.3 - VÍDEO: Utilize o seu canal pessoal do YouTube, se não tiver crie! O momento de desbravar essa rede social é agora e não no mercado de trabalho. Não importa o teor do vídeo, nosso objetivo é explorar os recursos avançados do seu canal.

2.3.1 - Os vídeos devem ter um nome que ofereça mais informações e não algo genérico.

2.3.2 - É importante que  sua descrição esteja completa, assim como localização, data, e que ele contenha: "anotações" (legendas com links) que remetam para a assinatura do canal ou algum outro vídeo relacionado.

2.3.3 - Em hipótese alguma os vídeos devem estar duplicados. O aluno que usar um vídeo duplicado terá sua postagem desconsiderada e a nota igual a zero. Por isso a organização e o trabalho em equipe é importante.

2.4 - ÁUDIO - Para postar áudio dentro do blog o aluno deve criar uma conta sua no Soundcloud ou no Hulkshare. Usar imagem no arquivo de áudio para ilustração.

Recados gerais

3.1 - CHECKLIST: A postagem Checklist 2015/2 irá conter a relação dos alunos e suas respectivas postagens. Cada uma delas terá observações publicadas posteriormente a aula como forma de feedback.

3.1.1 - A observações ali descritas devem ser executas até que o post fique dentro dos critérios estabelecidos pelo professor. Cada semana de atraso em fazer as postagens ou as melhorias, sugeridas pelo professor, será descontado um ponto da nota da mesma.

3.1.2 - Quando a postagem estiver com tudo correto, receberá um OK e a missão estará concluída. Lembre-se de sempre olhar o checklist e ficar antenado no cronograma de atividades.

3.2 - PRESENÇA - Ela será contabilizada no diário quando o aluno terminar (ou parcialmente) a postagem de cada aula e apresentar a mesma para o professor fazer suas considerações iniciais.

3.2.1 - As atividades mesmo que não forem concluídas no dia previsto devem ser publicadas no blog, como indicativo de que elas serão concluídas na próxima aula.

3.2.2 - Postagens anônimas serão desconsideradas e os alunos responsáveis pelas mesmas receberão faltas.

3.2.3 - Lembro que a aula não é em EAD, os encontros tem a finalidade de poder dar uma atenção individual, personalizada para os alunos e supervisionar o desenvolvimento dos posts.

3.2.4 - É necessário que os alunos trabalhem em sala. Caso esteja ausente no dia da atividade e faça a postagem a distância, resultará em falta no diário e a perda de um ponto no exercício, do aluno faltante, como penalidade.

Nenhum comentário: