Em plena era da informação, o trabalho também aderiu às novas tecnologias e passa por mudanças significativas no atual mundo corporativo.
Em muitas empresas já não existem departamentos em salas definidas, mesas ou telefones próprios. O espaço físico se mostra rotativo e tem relação direta com os profissionais de áreas ligadas a um projeto em execução, onde equipes se unem por determinado período, até o final dessa tarefa específica.
Outra característica dos novos tempos é o trabalho em casa, o home Office, uma prática cada vez mais comum nas empresas. No Brasil, mais de dez milhões de pessoas trabalham a distância pelo menos uma vez por semana.
A tecnologia proporciona uma nova organização e produção do trabalho. Aos poucos nos libertamos de uma amarra histórica, porém, trabalhamos mais a cada dia e a saída da empresa, em muitos casos, não representa o fim do expediente.
Outra novidade é a seleção de empregados via internet. As empresas procuram perfis na rede e apostam na criação de sites de relacionamento próprios, com intuito de encontrar novos profissionais, como aponta o vídeo a seguir.
Tanto a contratação como a fidelização dos colaboradores estão em foco na nova rotina de trabalho. Características da geração y, como trocar muito de emprego e ter pressa no crescimento rápido, faz com que as empresas utilizem como estratégia a promoção dos mais jovens. Mesmo que não estejam prontos para o cargo, a liderança chega cada vez mais cedo.
O investimento no comportamento e não só na formação técnica, é prática cada vez mais recorrente como estratégia inovadora nas empresas.
Toda essa revolução comportamental do mercado de trabalho proporciona o surgimento de novas profissões, baseadas em três tendências: inovação, sustentabilidade e qualidade de vida, onde o foco não esta só nos novos profissionais, mas também nos negócios.
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