quarta-feira, novembro 18, 2015

Os encantos dos desfiles da Oktoberfest

Por Ana Claudia e Débora Ramos

Mais uma edição da Oktoberfest se inicia, e com ela a alegria dos blumenauenses e turistas que visitam a nossa cidade. É impressionante como nesta época do ano, a cidade, que é bela por natureza, fica ainda mais radiante com toda a decoração que se espalha pelas vitrines das lojas, e pelas ruas da Blumenau. A cada nova edição desta festa, é perceptível que a expectativa toma conta de todos que participam, e também dos curiosos que vem para a cidade conhecer, e que também, consequentemente se encantam com a cidade, e voltam para prestigiar nos próximos anos.

Os encantos dos desfiles da Oktoberfest
A alegria contagia a todos nos desfiles que acontecem na Rua XV de Novembro, os tradicionais chapéus de feltro na cabeça do público, formavam um majestoso tapete vermelho visto de cima do aglomerado de pessoas. As diversas músicas vindo dos instrumentos das fanfarras eram cantadas a risca pelo povo, os tambores e flautas que ecoavam de longe animavam a todos que assistiam. É realmente uma mistura de culturas que não se encontra em qualquer lugar.

Os festeiros dançavam sem se preocupar em derramar o chope de seus canecos, a única preocupação neste momento, era a de distribuir a bebida, que é a marca registrada da festa, para os visitantes. E nem parecia que toda esta alegria e animação aconteceu em uma quarta feira nublada e chuvosa, foi visível que o mau tempo não desanimou ninguém.

Aquela quarta feira já amanheceu cinza, e a dúvida que ficava era se aconteceria ou não, pois na semana anterior, a organização da festa já havia cancelado um desfile. Quando o fim da tarde se aproximou, ainda caia uma garoa fina, mas mesmo assim o desfile aconteceu. Pensávamos que o publico seria pequeno, mas nos impressionamos quando chegamos à Rua XV de Novembro próximo ao bar do Tunga, e vimos o local cheio de pessoas felizes.

Quando perguntávamos o que motivava as pessoas a prestigiarem o desfile mais de uma vez na mesma edição da Oktoberfest, a resposta era sempre a mesma: “aqui a diversão é garantida, não tem tempo ruim e a chuva não vai nos parar”. Muitos foliões elogiavam a organização dos desfiles e comentavam sobre as novidades, como o Cuca Wagen que participou pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário