Por Gislene Razini
A Web 2.0 é um conjunto de ferramentas que revolucionou a era da informática. A troca de informações possibilitada pela “segunda geração” entre os internautas através de sites e serviços virtuais, mostra-se dinâmico e organizado quanto ao conteúdo encontrado na internet. As mudanças na forma de navegar na web dos últimos anos, proporcionaram páginas de relacionamentos sociais, vídeos, wikis, blogs e muitos outros serviços.
O número 2.0 indica o novo caminho para o qual a internet entrou, com mais criatividade, compartilhamento de informações e mudanças na maneira de promover conteúdo ativo através da internet.
A comunicação é uma área em que os valores e a rotina mudam constantemente. O jornalismo, por exemplo, sofre mudanças radicais para acompanhar e adotar as tecnologias no seu dia a dia.
Mas existem aqueles que consideram tudo isso bobagem e uma jogada de marketing. Desassociam o nome de segunda geração à Web 2.0, e reforçam a ideia de que a internet tomou o rumo natural de navegação.
O jornalista e a Web 2.0
É perceptível que as práticas jornalísticas foram e estão sendo afetadas pelo alcance da internet e pelas transformações que a Web 2.0 tem causado na disseminação de informações. O que torna quase impossível vermos algum veículo da mídia impressa que não tenha o seu conteúdo difundido na internet. E sem contar os tantos outros veículos especializados somente na produção de conteúdo virtual. Essa atitude só comprova o quanto a pragmática jornalística reinventa-se e, que ainda, procura mergulhar cada vez mais neste universo.
O maior desafio dos jornalistas nessa era digital, se dá justamente pelo formato da Web 2.0. O ritmo acelerado dos compartilhamentos, comentários e o repasse de notícias infundadas são grandes problemáticas da comunicação. Hoje, todos podem ter um blog ou uma página em alguma rede social, e com isso, publicar o que convém.
O conteúdo para a internet transformou tanto a escrita e a construção dos fatos, que marcam um tempo em que o profissional precisa convergir nos novos meios ou ele realmente ficará para trás. A internet criou sim um desconforto em toda a mídia tradicional, e não somente nessa, mas em toda a metodologia jornalística.
A crise
Uma outra questão assombra os meios de comunicação, a crise. Nos últimos anos, o aumento de demissões desencadeia muitas hipóteses. Desde as relações sociais quanto à profissão até repensar a função social do jornalismo impresso na sociedade hiperconectada.
A crise de modelo de negócio ou econômica são outras principais causas. Os anunciantes, responsáveis por grande parte da renda dos impressos, estão priorizando a publicidade online, muito mais barata.
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