quarta-feira, novembro 11, 2015

A praticidade do mundo 2.0

Por Janaína Proença

Com os avanços tecnológicos que o mundo vive atualmente, muita coisa mudou para melhor, principalmente quando se fala no acesso a informação.  Através da internet, temos o mundo nas palmas de nossas mãos – literalmente falando-  já que com o surgimento de Tabletes e Smartphones o acesso as últimas notícias do momento está à distância de um toque na tela Touch Screen do seu aparelho, ou, até onde o pacote de dados e sinal de WiFi puder alcançar.

Devido à toda essa evolução, os produtores de conteúdo também tiveram de se adaptar as novidades, assim como o próprio jornalismo. Além das páginas de um jornal impresso ou revista, onde os números de caracteres ficam restritos ao layout, os jornalistas tiveram de aprender a utilizar as plataformas da rede afim de tornar o seu conteúdo atrativo para um público que quer cada vez mais agilidade e praticidade ao acessar essas informações.

Os longos textos deram lugar à textos curtos e objetivos, e o melhor de tudo, o jornalista também pode ousar mais, devido as infinitas opções de disposição de conteúdo. É cada vez mais comum utilizar de sons, imagens e links de redirecionamento para incrementar o trabalho, deixando assim a cargo do público consumidor se quer ou não se aprofundar no tema apresentado. Fora a agilidade da informação, onde os sites ou páginas nas redes sociais podem ser atualizados praticamente em tempo real.

Com o surgimento do jornalismo digital, o jornalista passou a ter um papel de grande responsabilidade nesse meio, principalmente quando falamos em veracidade dos fatos, é sempre essencial que antes que se publique qualquer coisa, o jornalista cheque se a fonte é confiável.

Outro ponto a favor, foi a interação com o público alvo. Hoje é cada vez mais fácil interagir por meio das redes sociais, e é incrível a proximidade que a rede proporciona entre os usuários e os veículos de comunicação que, através de suas publicações, podem chegar a vários lugares devido as funções de compartilhamento existentes, criando a possibilidade de debates onde se pode construir e desconstruir opiniões.

No vídeo abaixo, o professor Marcos Palacios fala um pouco sobre Webjornalismo e o Jornalismo Participativo. Uma crítica sobre a credibilidade jornalística neste mundo 2.0.


No próximo vídeo, Marcos Palacios comenta sobre memória jornalística. É sobre como o papel do jornalismo é importante como registro da história e como isso é potencializado com a tecnologia digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário