sexta-feira, novembro 20, 2015

Checklist e Postagens 2015/2

Cronograma das postagens do semestre:

Antes de fazer qualquer uma das atividades, lembre-se de ler o Tutorial de Postagens, ele dará todas as dicas de como deve ser um texto online

#Postagem_01 - Offline vs. Online
Escolhe uma matéria no formato impresso e transformar ela em uma notícia online. Adicionar no texto as características do texto online. Usar a tag: teste

#Postagem_02 - Gerações
Com base no que vimos no vídeo Gerações, do Jornal da Globo. Relate como você sente o processo de troca de gerações no seu trabalho/estudo/vida. 1800 caracteres. Usar a tag: gerações
OBS: Não precisa explicar o que é cada uma das gerações, isso o vídeo de 37min explicou.

#Postagem_03 - Crimes virtuais
Com base no que vimos no vídeo Crimes Virtuais do Profissão Repórter da Rede Globo. Faça uma matéria sobre alguns dos crimes virtuais, que ocorreram na região de SC. Posso também aproveitar algum caso conhecido para dar um novo desdobramento com dados atualizados. Esse post deve ter 1800 caracteres e deve ter a tag: crimes virtuais

#Postagem_04 - Desfile da Oktoberfest. 
Essa postagem se caracteriza como a "grande reportagem" da disciplina de Jornalismo Digital. Ela deve ser ambientada no Desfile da Oktoberbesf, por conta da sua proximidade da instituição e do evento ser uma das grandes atrações da maior festa alemã das Américas. Usaremos duas noites (14 e 21/10) para coletar as informações, para o caso de ocorrer chuva ou qualquer outro imprevisto que prejudique o desfile.

Característica do post: em DUPLA; 3.000 caracteres; fotos ilustrativas (para fazer uma galeria), vídeo  (que será upado no canal do YouTube) e áudio (para ser upado dentro Soundcloud). Usem os recursos que tiverem, não importa a qualidade do celular, vamos trabalhar com as ferramentas que temos em mãos.

ATENÇÃO
OBS_01: Usem essa pesquisa do Blog Foca para ver o que já foi abordado e ter algumas ideias do que trabalhar.
OBS_02: Planetapéia está fora da pauta. Nenhuma das alegorias que fazem parte do grupo poderá ser abordada no texto ou com imagens.
OBS_03: Lembre-se de pegar todos os dados dos entrevistados.

#Postagem_05 - Trabalho 2.0 
Com base nas possibilidades mostradada na reportagem do Jornal da Globo, faça um texto sobre as novas perspectivas de atuação do jornalista digital no mercado de trabalho. A tag / marcador para essa pastagem é "Trabalho 2.0"

OBS: Postagem individual; 1800 caracteres; lembrem de usar negrito; links; ilustrações midiáticas (foto ou vídeo ou áudio). Apresentar idéias, linhas de raciocínio, cuidar com opiniões - referencie suas afirmações. 

=====================================================
Alexandre Aicardi
Aline Christina Brehmer

Ana Claudia Rocha
1) Brasileiros na TV por assinatura - OK
2) Conflitos de gerações dentro de casa - OK
3) Cuidados na internet - OK
4) Os encantos dos desfiles da Oktoberfest - OK
5) O jornalismo na era Web 2.0 - OK

Bruna de Miranda
Carolina Ignaczuk
Flávia Amâncio
1) Boa Nota Fiscal de Curitiba devolve 30% do IPTU ao bolso dos contribuintes - OK
2) As novas gerações e a relação entre a vida virtual e a real - OK
3) Prejuízos da superexposição on-line - OK
4) Fim dos prazos!!!
5) Home office: a revolução no ambiente de trabalho - No quarto parágrafo quando você cita a pesquisa, coloque o link para ela em alguma palavra chave. O texto deve ter pelo menos três links, de preferencia um no primeiro parágrafo.

Francieli Corrêa

Gislene Razini 

Janaína Proença

Pâmela Consenso

Sabrina Santos da Silva

Sidnei de Souza Batista 

Tatiane Signorelli

Thomas Madrigano