Que todos os blumenauenses conhecem o casal mais famoso da Okotberfest todos já sabem. Mas poucos são os que conhecem a história do Vovô Chopão, símbolo oficial que esbanja alegria e simpatia com todos os visitantes de todos os lugares do mundo na festa mais alemã das américas, a Oktoberfest.
Na década de 1970 Luiz Cé veio de Rio do Sul para Blumenau para estudar Publicidade e Propaganda. Em 1979 surge a idéia de criar um alemãozinho simpático e, assim, Luiz deu vida ao Vovô Chopão. O personagem barrigudo, de cabelos brancos, chapéu e um caneco de chope nascia com uma responsabilidade e tanto: ser o mascote da cidade blumenauense. Ele recepcionaria os turistas e darias as boas vindas a sua casa, que logo seria o lar da festa que anima pessoas de todos os cantos, a Oktoberfest, ou simplesmente “Oktober”.
No ano de 1980, ganha as tirinhas dos jornais, visitando diariamente os Blumenauenses que buscavam ler as notícias da cidade e região. O simpático alemão de cabelos grisalhos ganha Santa Catarina, em 1983 o Jornal Santa começa a publicar um caderno infantil tendo como protagonista o Vovó Chopão.
Mas é em 1984 que um convite surge para projetar o Chopão para o Brasil: Ser o divulgador da primeira Oktoberfest. Pôsteres, canecas, camisetas e todo um material de divulgação é produzido e assim o personagem criado por Luiz tem projeção regional e nacional. E em 1989 Vovó Chopão surge para fazer companhia para o Vovô Chopão, a fama da agora dupla, aumenta a cada edição.
Em 2014 a festa fechou com chave de ouro a sua 31ª edição. Contou com seis desfiles, público superior a 458 mil, mais de XX programações e em todos estes compromissos lá estavam eles: os personagens mais famosos da cidade.
Acompanhe a galeria de fotos do desfile.
Luiz Cé, como publicitário não perde um clic e nenhuma oportunidade de prestigiar suas melhores criações. Durante o desfile é possível vê-lo desfilando junto e encantando o público que aguarda ansiosamente e com brilho nos olhos as figuras da noite.
Acompanhe a entrevista com Luiz Cé, criador dos personagens. A entrevista é de Bianca Klemz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário