quarta-feira, novembro 19, 2014

Presença pomerodense na festa mais alemã das Américas

Por Alexandra Ittner

Uma cidade onde a harmonia e a simplicidade andam lado a lado. Esta é Pomerode. Intitulada a “Cidade mais Alemã do Brasil”, rodeada de casas estilo enxaimel e grandes campos verdes que lembram as montanhas da Alemanha, o município encanta com suas paisagens de tirar o fôlego. Os traços da colonização germânica estão presentes em cada pedaço do local, que guarda muito mais que um passado, mas também memórias de seus colonizadores, que ajudaram a construir o presente.

São várias as características do povo alemão que ainda se encontram na cidade. É possível ouvir de longe o som dos carros de mola, puxados aos trotes dos cavalos. A arquitetura também é outro ponto forte dos pomerodenses, que são conhecidos por suas belas construções. Mas o que realmente marca o município são as festas típicas, com muita comida, dança, tradição, e como não poderia faltar, a bebida. Quando falamos de alemães, qual a bebida mais lembrada? Chope, é claro!





Pomerode possui uma das maiores cervejarias do Brasil, a Schornstein. Lembrada pelos variados tipos de cerveja. Além é claro do chope, artigo principal em diversas festas da região. Muitos turistas vêm de outros estados para provar os produtos da marca, que está presente também no estado de São Paulo. Consagrada, ela está presente na Festa mais Alemã das Américas, a Oktoberfest, que reúne todos os anos em Blumenau, milhares de pessoas de diversos lugares, afim de conhecer a cultura germânica presente na cidade.

Foto: Murilo Theodoro
Neste ano, a cervejaria distribuiu 120 litros de chope durante os desfiles que aconteceram nas quartas-feiras e 200 litros aos sábados. Desde taças a copos de plástico, tudo se misturava a movimentação do público da festa. O comentário geral era um só: o chope era delicioso. Muitas pessoas tiveram a oportunidade de experimentar, muitos pela primeira vez, o chope produzido em Pomerode.

A bebida foi servida ao público com em uma das novidades da festa alemã mais tradicional das Américas, o Schweinewagen. Também conhecido como Carro do Porco, a alegoria era muito aguardada por todos no desfile, que esperavam para ver mais esta atração da Oktoberfest 2014. A figura do porco foi escolhida justamente porque o animal é um dos principais elementos da culinária alemã, muito presente nas cidades de Pomerode e Blumenau. O veículo foi montado sobre a carroceria de uma Kombi, que fez a alegria dos que presenciaram e aprovaram o mais novo integrante do desfile.

Mais uma vez, a cervejaria pomerodense marcou a sua presença na Oktober. Foram muitos copos de chope preenchidos. Da cidade mais alemã do Brasil para a festa mais alemã das Américas, a marca trouxe um pouco dos gostinho das terras pomerodenses para as ruas de Blumenau durante cinco desfiles da Oktoberfest 2014. Há ainda mais novidades por aí. A Schornstein será pela primeira vez, o chope oficinal da 32ª Festa Pomerana, que acontece de 16 a 25 de janeiro de 2015 em Pomerode. A fábrica já está a todo o vapor para a produção dessa bebida tão apreciada pelos festeiros, que mais uma vez farão do evento, um grande sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário