quarta-feira, novembro 19, 2014

Os desafios do jornalista na era 2.0

Por Jucieli Linhares

Foto
Estamos vivendo na era virtual onde tudo que acontece está na rede. Você nem precisa mais assistir o noticiário ou ouvir rádio, ler jornal para se atualizar.  Basta ter um computador ou celular conectados na grande teia de alcance global para selecionar as informações de seu interesse.

Além de escolher qual notícia quer ler, há a opção de interagir com aquele programa de entretenimento que você adora.  Se ainda não bastasse, você também pode gerar conteúdo próprio baseado em algum fato ou não, e jogá-lo em blogswebsitesfacebook, twitter e etc...


O antigo telespectador, leitor e ouvinte hoje têm a opção de produção de conteúdo e nem precisa ter diploma de jornalista para isso.  O conhecimento tornou-se domínio público. Mas como e onde fica o jornalista nessa era de tamanha interação?

Surgiram alguns desafios na área, fazer um novo jornalismo para a rede. Os jornalistas tiveram que se adaptar buscando novos conhecimentos e novas formas de trabalho.  No exercício diário de produzir conteúdo de mídia relevante e apropriado para atrair o leitor e manter sua audiência conectada e interagindo.

Outro desafio é o poder de interação, troca de informação em que trabalham lado a lado o jornalista e o leitor. Portanto foi necessário buscar entender o público e aceitar sua ajuda na hora de construir a notícia, pois o leitor ativo na produção de conteúdo mostra para o jornalista outras formas de contar uma história.

Hoje o consumidor de conteúdo é ativo, participativo e pode interferir no conteúdo, portanto o jornalista precisa estar aberto a essa participação e saber falar a língua dele.

Cada vez mais novidades surgem permitindo a participação do leitor, a segunda tela ou “second screen”. Com essa inovação as pessoas do mundo inteiro estão adquirindo tablets e smartphones com segunda tela, pois enquanto assiste a televisão esse aplicativo permite que o usuário através das redes sociais compartilhe conteúdo, demonstre sua opinião e ainda possa interagir com o próprio programa.

Foto
Em 2014, durante a Copa do Mundo 2014 o aplicativo segunda tela da Copa do Mundo FIFA  foi baixado por mais de dez milhões de vezes em 20 territórios de retransmissão. Cerca de 3 milhões de torcedores acessaram os vídeos e o conteúdo disponíveis nos canais.

O jogo entre a seleção brasileira foi derrotada pela Alemanha, esse jogo rendeu 35,6 milhões de tuítes.

Na final da Copa, a disputa entre Alemanha e Argentina pelo título de campeã mundial, foram 88 milhões de pessoas postando mais de 280 milhões de interações.  Considerado o evento esportivo mais comentado na história do facebook . O jogo entre a seleção brasileira foi derrotada pelo Alemanha, esse jogo rendeu 35,6 milhões de tuítes.

Com essa intensa participação do público o jornalista tem a chance de criar conteúdo ainda mais rico em informação, com mais veracidade e clareza. Podendo assim trabalhar, jornalista e leitor lado a lado nessa nova era de tecnologia e interação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário