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Além de escolher qual notícia quer ler, há a opção de interagir com aquele programa de entretenimento que você adora. Se ainda não bastasse, você também pode gerar conteúdo próprio baseado em algum fato ou não, e jogá-lo em blogs, websites, facebook, twitter e etc...
O antigo telespectador, leitor e ouvinte hoje têm a opção de produção de conteúdo e nem precisa ter diploma de jornalista para isso. O conhecimento tornou-se domínio público. Mas como e onde fica o jornalista nessa era de tamanha interação?
Surgiram alguns desafios na área, fazer um novo jornalismo para a rede. Os jornalistas tiveram que se adaptar buscando novos conhecimentos e novas formas de trabalho. No exercício diário de produzir conteúdo de mídia relevante e apropriado para atrair o leitor e manter sua audiência conectada e interagindo.
Outro desafio é o poder de interação, troca de informação em que trabalham lado a lado o jornalista e o leitor. Portanto foi necessário buscar entender o público e aceitar sua ajuda na hora de construir a notícia, pois o leitor ativo na produção de conteúdo mostra para o jornalista outras formas de contar uma história.
Hoje o consumidor de conteúdo é ativo, participativo e pode interferir no conteúdo, portanto o jornalista precisa estar aberto a essa participação e saber falar a língua dele.
Cada vez mais novidades surgem permitindo a participação do leitor, a segunda tela ou “second screen”. Com essa inovação as pessoas do mundo inteiro estão adquirindo tablets e smartphones com segunda tela, pois enquanto assiste a televisão esse aplicativo permite que o usuário através das redes sociais compartilhe conteúdo, demonstre sua opinião e ainda possa interagir com o próprio programa.
Em 2014, durante a Copa do Mundo 2014 o aplicativo segunda tela da Copa do Mundo FIFA foi baixado por mais de dez milhões de vezes em 20 territórios de retransmissão. Cerca de 3 milhões de torcedores acessaram os vídeos e o conteúdo disponíveis nos canais.
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O jogo entre a seleção brasileira foi derrotada pela Alemanha, esse jogo rendeu 35,6 milhões de tuítes.
Na final da Copa, a disputa entre Alemanha e Argentina pelo título de campeã mundial, foram 88 milhões de pessoas postando mais de 280 milhões de interações. Considerado o evento esportivo mais comentado na história do facebook . O jogo entre a seleção brasileira foi derrotada pelo Alemanha, esse jogo rendeu 35,6 milhões de tuítes.
Com essa intensa participação do público o jornalista tem a chance de criar conteúdo ainda mais rico em informação, com mais veracidade e clareza. Podendo assim trabalhar, jornalista e leitor lado a lado nessa nova era de tecnologia e interação.
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