quarta-feira, novembro 19, 2014

A informação na palma da mão

Por Leonardo Alegri

Noticia na palma da mão
As inovações tecnológicas são constantes, todo dia surge uma novidade, um novo aplicativo ou programa. Novas tecnologias que surgem para auxiliar o cidadão, a produção das empresas, para o entretenimento, um novo equipamento, etc.

No jornalismo a inovação tecnológica contribui com o profissional e com os leitores, há um tempo atrás, era difícil fazer uma pesquisa, buscar uma informação. Hoje, com o acesso à internet, basta alguns cliques que a pesquisa está na sua frente, até mesmo na sua mão, você não precisa perder horas buscando em livros. É fundamental para o jornalista o uso de ferramentas de buscas e pesquisa.


Com o avanço tecnológico, o profissional de comunicação também tem de se habituar as tecnologias.  Televisão, jornal impressos e rádios precisam se converter para a internet. Conhecida como convergência midiática, processo que os veículos de comunicação se adaptam em novas ferramentas, como a internet. O apresentador Marcelo Tas do programa CQC, é um dos comunicadores que se adaptou com as novas ferramentas, o âncora afirma que após os programas ele corria para as redes para verificar a repercussão de seu programa, ver o que as pessoas comentavam, ele via a opinião dos telespectadores, analisava e mudava algumas coisas em seu programa.

Hoje, o jornal que não está na rede, jornal que não se converteu para internet, pode ser considerado ultrapassado. O leitor busca essa comodidade, hoje você pode ler a notícia na palma de sua mão, com um smartphone ou com tablet. A rede social também tem um grande papel na informação online, hoje, com Twitter, Facebook e outras redes sociais, os meios de comunicação também tem se adaptado para essas ferramentas, essas ferramentas ajudam o cidadão ter notícias em tempo real. 

Tudo hoje está na rede, desde a vovó em sua rede social, até a lojinha da rua com um site ou blog, o que anos atrás não aconteceria, hoje todos estamos conectados. A informação está nas mãos, mas nem tudo que está na rede é verdadeiro, muitas notícias falsas circulam pela internet. O profissional precisa ter ética jornalística e o leitor precisa buscar informações verídicas. Com a sua popularização, hoje a internet é uma ferramenta incontrolável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário