quarta-feira, novembro 12, 2014

O impacto da segunda tela no jornalismo diário

Por Diego Becker

Celular, notebook e tablet estão sincronizados com a TV
Uma realidade antes imaginada apenas em filmes, livros e desenhos. A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. No dia a dia da dona de casa, no trabalho, em todo lugar. Impossível viver sem ao menos saber o que é a internet e suas funcionalidades. Com o mundo em constante evolução a comunicação precisa estar atenta e acompanhar esse ritmo frenético cheio de novidades.



O rádio, o jornal impresso e a televisão não são mais os mesmo com o surgimento do mundo virtual. A TV tem se evidenciado no quesito transformação. O cenário muda em intervalos curtos. Hoje a maioria das emissoras estão com o sinal HD. A alta definição mudou a forma de se fazer jornalismo. E essa modificação faz com que os jornalistas se atualizem a todo tempo.

Uma característica inovadora é o fenômeno chamado "Second Screen". A criatividade aliada ao uso da TV. Aplicativos para celulares e tablets, como redes sociais, games, vídeos e e-commerce, podem ser acessar diretamente nas Smart TVs. O que chama atenção, além da avançada sincronia entre os aparelhos, é o desenvolvimento do jornalismo. Os  jornalistas devem se adaptar a essa nova realidade.

Já é possível acompanhar em alguns telejornais a participação dos telespectadores no momento em que a notícia é veiculada. Tweets aparecem na tela, comentários no facebook, interação através das redes sociais. Você vê uma reportagem e no mesmo instante pode comentar e até mesmo avaliar com notas. Quem nunca deu sua opinião sobre determinado programa e novelas durante sua exibição? As mídias só fizeram com que a socialização do ponto de vista se ampliasse.

Os canais já investem em apps para que as pessoas contribuam com o conteúdo. A Rede Globo de Televisão, lançou um aplicativo onde os brasileiros poderiam votar na atração preferida durante o programa Super Star, domingos à noite. Vale lembrar que a foto dos participantes aparecia ao fundo. 100% de interação.

Tudo é compartilhável. Basta saber a dosagem certa, criar as melhores estratégias e se aprofundar nesse mundo ainda desconhecido por muitos. A interação com o público pode aumentar ainda mais o engajamento da emissora com futuros clientes e audiência.

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