quarta-feira, novembro 12, 2014

Da redação ao trabalho em casa

Por Leonardo Alegri 

Profissional trabalha direto de casa - Foto/Divulgação
Há algum tempo, a redação jornalística poderia ser definida por uma grande sala, dividida por ilhas editoriais, esse modelo ainda é usado nas maiorias dos veículos de comunicação. Mas, alguns veículos têm inovado na forma de trabalho. Usam a forma Home Office, onde o colaborador trabalha direto de sua casa ou qualquer lugar, até mesmo na praia.

Na concepção de home office, o trabalho profissional é desenvolvido em ambientes diferenciados e que compartilham a infraestrutura do ambiente doméstico. O home office é um conceito de modelo empresarial, muito adotado devido a globalização da economia e aumento da terceirização de serviços, o que acaba mudando o perfil do emprego e do local de trabalho.


Essa forma de trabalho, dá uma grande liberdade para o profissional, além do conforto da própria casa, não enfrentar trânsito, economia de gastos, aluguel, energia, telefone, etc. Essa forma de trabalho pode ser uma grande inspiração para sua matéria.  

Interligado com a liberdade de horários, organização autônoma de tarefas, ambiente de trabalho de livre escolha e melhor qualidade de vida, é comprovado que por esses e por outros motivos, Home Office propicia maior rendimento criativo. É super indicada para quem atua em áreas criativas. Hoje, a criatividade é encontrada mesmo que mínima, na maioria das funções.

No Brasil, nesse ano de 2014, cerca de 15% das empresas oferecem a opção de Home Office para seus empregados, um bom crescimento, visto que em 2013 esse número era de 6% e nossa legislação não oferece o apoio necessário a esse método, dados extraídos da Top Employers Institute.

Trabalhar em casa requer um planejamento, é preciso estabelecer limites, preciso ter foco para entregar os trabalhos em dia, estabelecer uma rotina com horários, criar um ambiente de trabalho em sua própria casa, um espaço para você trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário