quarta-feira, novembro 12, 2014

Mercado de trabalho para jornalismo digital cresce em âmbito mundial

Por: Andressa Scaburri

O mercado de trabalho está em constante transformação, em especial, para quem trabalha com a comunicação social, como é o caso dos jornalistas. Um dos pontos chaves das mudanças é a internet, que vem com tudo e dá passos largos para se tornar a principal fonte de informação e o mais comum meio de comunicação.

Em tempo de mudanças no mercado e na forma de trabalhar, o profissional acaba precisando se atualizar e se adaptar às novas necessidades do público. Com o avanço das redes sociais como o Facebook e o Twitter, quem não estiver no meio acaba ficando para trás. Muitas empresas da área têm, inclusive, orientado os funcionários para que se informem e tenham cuidado com a forma de utilização da internet.



Nessa mesma velocidade de movimento, o jornalista também precisa ficar atento. É necessário que, no mínimo enquanto profissional, a pessoa esteja apta para utilizar e fazer o que for preciso através da internet. A jornalista, escritora e profissional especializada na área, Carla Schwingel, ressalta a importância de saber fazer jornalismo também na internet e fala ainda das possibilidades que surgem através dela.


O mercado para o jornalismo digital é um dos que mais cresce e precisa de funcionários especializados e capacitados para pensar os conteúdos. Grande parte dos veículos de comunicação já conta com Fanpages, sites e endereços em outros portais, aumentando a demanda e as oportunidades.

Se especializar na área é o caminho para quem não pensa em deixar a profissão tão cedo. Muitas pós-graduações neste âmbito começam a fazer parte das grades de instituições de todo o Brasil. A Barros de Melo, no Nordeste, e a Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Rio Grande do Sul, são dois exemplos de Universidades que já dispõem de especializações voltadas para o jornalismo digital.

O web jornalismo já é uma tendência ao redor do mundo, porém, não é por trabalhar de outra forma que o jornalista deve deixar de fazer coisas antigas. Gostar de ler, ter criatividade e, principalmente, habilidade com a escrita, continuam sendo itens fundamentais para ser um bom profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário