![]() |
foto |
O jornalista digital pode ter tudo em mãos, a redação, as pautas, as fontes e as ideias ao seu favor. Parece estranho mas quem estava preso se libertou e quem estava livre se prendeu. Sim, os jornalistas que antes precisavam estar vários lugares se concentram apenas na redação, ou até mesmo em casa.
Smartphone e internet bastam para que todas as fontes sejam contatadas e que a matéria seja tão bem escrita quanto aquelas em que o jornalista precisava ir até o fato.
Atualmente os blogs tem facilitado a vida dos jornalistas. Ninguém mais precisa ir até um veículo de comunicação para escrever sua matéria e publica-la. Agora eu posso ter meu próprio meio de comunicação e publicar as pautas que eu quiser, quando quiser e de onde eu estiver. A facilidade da era digital, faz com que o jornalista atualize seu blog do ônibus, do restaurante, do local onde acaba de acontecer um acidente.
Na rotina de jornalista já é possível acompanhar trabalhos de mídia imprensa que atualmente apostam em mídias digitais. Um exemplo, o Jornal de Santa Catarina. Em uma ocorrência de uma casa incendiada, a repórter chegou, e fez um vídeo do local, além de ter criado uma galeria de fotos no site do jornal. Cerca de minutos depois todos sabiam e já tinham até visto como o incêndio estava acontecendo. Poucas informações, mas rápido o suficiente para informar.
O jornalista de mídia, pode estar em vários lugares e até mesmo trabalhar em casa. É por este motivo, que cada vez mais estão se popularizando os blogs de notícias, pela agilidade e rapidez. O trabalho 2.0 tem tudo a ver com o jornalismo. Ninguém vai ler a tarde o que foi notícia de manhã, a matéria tem que ser lida na hora, instantaneamente e deve informar o básico para que alguém saiba o que aconteceu naquele dia. O mundo digital casou com o jornalismo, e agora fazer noticia é ainda melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário