Novidades não faltaram na 31ª edição da Oktoberfest, que terminou no último domingo, 26 de outubro, em Blumenau. A festa, considerada a mais alemã das Américas, começou no dia 8 com o tradicional desfile que levou milhares de pessoas à Rua XV de Novembro, no Centro da cidade.
Uma das atrações do evento e que, inclusive, chamava a atenção de todos por onde passava, é um porco cor de rosa gigante montado em uma Kombi. O Schweinewagen, ou Carro do Porco, faz parte das três novas atrações que passaram a fazer parte dos desfiles na edição deste ano da Oktoberfest - as outras são o Stammtisch Gruppe e o Radler. O veículo surgiu com a intenção de homenagear o animal mais utilizado na culinária e gastronomia típica alemã: o porco.
Ademir Schmidt, um dos participantes do grupo, conta que a ideia surgiu em 2013, antes mesmo de a Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau (Sectur) lançar um edital para a escolha de novas atrações. Ele explica que os amigos, que já se reuniam há cerca de quatro anos, decidiram inscrever a ideia e, ao final das inscrições, foram selecionados para participar do desfile.
O carro
O Schweinewagen foi montado por uma equipe especializada em transformações de carros e o investimento passou de R$ 75 mil. Para custear os gastos, a alegoria contou com uma ajuda: o patrocínio da Ipom Defumados, que produzia também os produtos distribuídos pelo carro durante o desfile, e da Cervejaria Schornstein.
Além do veículo, outros dois fatores que chamam a atenção do público dos desfiles são os trajes customizados e as coreografias apresentadas pelas mulheres do grupo. As tradicionais roupas alemãs das fridas e dos fritz são compostas por tons de marrom e rosa, lembrando a própria composição do carro. Já nas coreografias, as participantes dançam juntas e nos mesmos passos a música composta pela banda Vox 3 especialmente para o Schweinewagen.
Atualmente, 40 pessoas fazem parte do grupo e os relatos da plateia só falam da alegria e da animação de cada participante. Carla Cristina, turista de São Paulo, assistiu aos desfiles dos dias 15 e 18 de outubro e contou que o Carro do Porco foi a melhor atração entre as cerca de 100. "Achei os trajes deles maravilhosos, assim como o sabor do brinde que eles estavam entregando ao público. Sem contar no sorriso no rosto de todos, que é o que mais faz a diferença", disse a paulista.
O sucesso também chega nas crianças, que ficam fascinadas ao verem o porquinho cor de rosa desfilando pela Rua XV. A pequena Ana Clara, que foi ao desfile acompanhada dos pais e do irmão, não escondeu o brilho nos olhos e comparou a atração com um desenho que também vem fazendo sucesso: Peppa Pig. "É muito legal, queria ter um porquinho desse na minha casa. Vou pedir para vir mais vezes assistir o desfile só para ver o carro", contou, animada.
Nesta edição, a primeira da qual o grupo de amigos participou, o veículo esteve presente em cinco dos seis desfiles programados para a festa. Só não pode participar do sexto por conta do rodízio definido em 2013 pela organização da Oktoberfest. Agora, o Schweinewagen já está na contagem regressiva para voltar em 2015 animando ainda mais as crianças, adultos e idosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário