quarta-feira, outubro 29, 2014

Blumenau contorna desfile

Por Filipe Rosenbrock e Leonardo Alegri

Cerca de 15 mil pessoas prestigiaram o quinto e penúltimo desfile da Oktoberfest que começou às 19:30h da quarta-feira, 22, em Blumenau. Mas a bela atração, organizada pela diretoria de Eventos e Operações do Parque Vila Germânica, não é tão simples e animada como parece: por trás da festa, 3,3 mil figurantes com roupas impecáveis e produzidas especialmente para as comemorações de outubro, 104 atrações entre carros e blocos e muito trabalho quebra-cabeça da Guarda Municipal de Trânsito.



Agentes da guarda mais antiga do Brasil, criada na década de 1940, fizeram um verdadeiro contorno na região central da cidade para garantir a realização do desfile pela tradicional rua XV de Novembro, ponto com maior concentração de comércio de rua, já que essa é considera uma das maiores atrações da maior festa alemã das Américas.

A prioridade inicial é garantir o bloqueio os pontos de concentração de atrações. A primeira interdição é a Alameda Duque de Caxias, tradicional por abrigar a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller e conhecida popularmente como Rua das Palmeiras pelas suas centenárias palmeiras. Lá, os componentes se encontram e se organizam. Também está presente as tendas que guardam os carros alegóricos nos 17 dias de festa.

Confira como o pré-desfile deixou o trânsito lento na da Rua das Palmeiras:


O segundo ponto de concentração o trecho da Rua Nereu Ramos, que abriga a praça Dr. Blumenau, criada em 1949 em homenagem ao fundador da cidade e que já abrigou importantes eventos culturais e políticos. Lá, fanfaras e bandas se concentram e o ponto também marca o verdadeiro início do desfile.

E o terceiro ponto que é interditado é a dita rua XV de Novembro e suas transversais. Depois de saírem dos dois pontos de concentração, os festeiros percorrem o trajeto de aproximadamente 1,3 km regado a chope e alegria até chegar na imponente Prefeitura Municipal de Blumenau, famosa pela sua praça da figueira.

Confira a galeria de imagens do desfile:


Para os blumenauenses

Quem está a caminho do trabalho e da faculdade e não pode prestigiar o desfile, as três horas entre a preparação, desfile e pós desfile é um terror. O trânsito intenso e já comum do horário das 18 às 21 horas é direcionado por pontos específicos formando grande desvio, como mostra o mapa.

Trajeto do desfile e o desvio (Google Maps/Adaptação)
Esse anel já é conhecido pelos blumenauenses: quem trafega pela rua Sete de Setembro deve obrigatoriamente ir até a praça da Fonte Luminosa, e contornar a concentração da rua das palmeiras para chegar a Avenida Beira-rio. A passagem pela Fonte Luminosa ficou congestionada em vários momentos, já que os 65 mil moradores do bairro Garcia também podem esse trajeto para ir até a região norte da cidade.

Uma solução paliativa é adotada nos momentos de maior fluxo: liberar a circulação de veículos leves pela faixa exclusiva de ônibus na Beira-rio para dar mais fluidez ao trânsito. A medida acaba prejudicando muitos dos 125 mil usuários que usam o transporte coletivo, que é mais devagar e menos confortável. Mas a ação é um mau necessário para garantir que o centro da cidade não pare.

"Comparado com outros desfiles que já participei ou que estava trabalhando, este desfile foi uma verdadeira 'benção'. Por exemplo, o trânsito do desfile do dia 15 estava insuportável", salientou o motorista Rodrigo Amaral, da linha 32 da empresa Rodovel, que integra o Consórcio Siga.

"Eu não acho legal para o trânsito da cidade. Acho que só atrapalha quem mora aqui" diz a moradora blumenauense. Confira:


"Para os blumenauenses o trânsito não seja muito favorável" comenta a turista de São Paulo,  Priscila Rocha.



Os tradicionais desfiles ocorrem toda quarta-feira às 19:30h e aos sábados às 16h, durante a Oktoberfest. Prestigie, fuja do trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário