quarta-feira, setembro 17, 2014

Gerações em conflitos no mercado de trabalho

Por Jucieli Linhares


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Os jovens da Geração Y chegaram recentemente no mercado de trabalho e são vistos como impacientes, que não costumam seguir hierarquia.

Esse comportamento bate de frente com os nascidos nos anos 40 e 50, chamados de Baby Boomer, e a Geração X cujo perfil se encaixa nos dois mundos, tanto analógico e digital.


Para ilustrar essa ideia cito um exemplo que aconteceu em um veículo de comunicação, uma emissora de rádio na cidade de Blumenau. 


As redes sociais sempre foram vistas como uma forma de comunicação como de contato mais próximo com o público, uma relação direta com os ouvintes da rádio. Porém o setor administrativo da empresa decidiu a proibição do uso em horário de trabalho.
 Houve uma série de questionamentos, que não surtiu efeito. A ordem foi dada e todas deveriam segui-la, evitando assim futuras punições.

Os funcionários ficaram chocados, pois a um bom tempo estavam acostumados a utilizar as redes sociais como facebook, twitter, instagram e  whats para interagir com os ouvintes e até receber informações importantes que contribuíam de certa forma para o trabalho da emissora,

Descontentes com essa proibição desnecessária de uso das redes sociais em um veículo de comunicação, alguns colaboradores mandaram email questionando a mais recente ordem da empresa. Usaram vários argumentos, todos que faziam sentido para aquela situação.

Os ouvintes se comunicavam pelo facebook  pessoal do comunicador, onde se sentiam mais à vontade para pedir músicas, participar da programação, até fornecer informações relevantes além de aumentar a própria audiência da rádio pois compartilhavam posts em que era citado o nome da emissora.

 Dois dias após a proibição, a participações dos ouvintes diminuiu. Aqueles que deixavam seu pedido musical no facebook tinham duas opções; ou ligavam para a radio ou mandava email, o que lhes tomariam tempo demais, ainda sem ter a certeza que seriam atendidos.

A maioria dos funcionários mesmo que  insatisfeitos acataram a ordem preocupados com o emprego, porém o atrito na empresa era visível e o clima não era dos mais agradáveis.

 No entanto, para o chefe, o proprietário da empresa  nascido na geração dos Baby Bommer  não aceita muitos dos questionamentos dos mais jovens,  por acredita que sua formação e seus anos de experiência, sua atuação na chefia são  requisitos suficientes para saber o que é o mais correto para sua empresa.

Esse foi um exemplo de  um conflito entre as gerações dentro de um veículo de comunicação.

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