quarta-feira, setembro 03, 2014

Eleições no mundo virtual

Por Leonardo Alegri

Nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas estão conectadas a internet, com a facilidade e portabilidade, o acesso às redes sociais está cada vez nas palmas das mão, com um simples smartphone é possível estar conectado com o mundo.

O tema Política também está nas redes sociais, principalmente em ano eleitoral, de algumas eleições para cá, candidatos estão aproveitando mais o espaço em redes sociais para divulgar sua candidatura. Em ano eleitoral política se torna um assunto muito debatido, ainda mais em dia de debates. Candidatos que disputam voto a voto e almejam o pleito, estão em diversas redes.  O candidato que não está na rede, está atrasado.



Com um tempo curto no horário tradicional no rádio e na TV, candidatos buscam espaço na internet, interagindo com eleitores e simpatizantes. A Internet dá liberdade para o candidato usar como querer, é uma forma simples e barata para divulgar suas ações, projetos e agendas.

O candidato a deputado estadual pelo PSB-SC, Marcelo Schrubbe, está conectado em várias redes, entre elas, o Facebook, o candidato tem quase sete mil curtidas em sua página, também está logado no Twitter, Instagram e Youtube.

Marcelo Schrubbe utiliza as redes sociais como uma ferramenta de campanha desde a eleição de 2008, usava o Orkut. Usava para divulgar suas ações como fotos e agendas de campanhas, visitas e reuniões.

O Facebook do candidato é atualizado constantemente, com postagens sobre a agenda, visitas, projetos que deseja apresentar quando deputado, datas comemorativas, como aniversário de cidades ou dia de profissões. Marcelo Schrubbe usa a rede também para divulgar seus vídeos do Youtube, Com pouco tempo na televisão, é uma boa oportunidade para quem não pode assistir o horário eleitoral, assistir em seu smartphone ou PC.

As redes sociais, como pode ajudar na divulgação de campanha de um candidato, também prejudicar. Com o fácil acesso, e quase nada de fiscalização, adversários políticos usam a plataforma para divulgar imagens (peças) contra seus concorrentes, através de páginas de apoios ou perfis fakes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário