quarta-feira, setembro 03, 2014

O Peixe na rede: Romário usa a internet para se aproximar de eleitores

Por Diorgnes Lima

Foto: Facebook
Com o crescimento da internet e o acesso facilitado à informação, os usuários das redes sociais começaram a levar em consideração o que ocorre na internet e tem impacto na vida fora web. No meio político não foi diferente. Com as informações na palma da mão, o internauta costuma pesquisar o que cerca os candidatos que pretende votar.

Visando suprir a necessidade dos políticos em se adequar ao novo cenário, surge a política denominada 2.0 onde os candidatos se tornam atuantes na internet com o intuito de mostrar o seu trabalho e, consequentemente, angariar votos.



Romário, ex-jogador de futebol, concorre ao senado e tem na internet o seu carro chefe se tratando da campanha. O candidato mantém sua conta no Twitter atualizada, além de manter uma Fanpage no Facebook e um canal no Youtube.

O até então deputado federal, utiliza em sua campanha de marketing, uma expressão que viralizou na internet, que é o uso das Hashtags. Com o termo #FechoComRomário estampado na header do perfil do Twitter, o ex-jogador mostra total intimidade com esse novo canal de comunicação com seus eleitores. O candidato, além das redes sociais mais populares no Brasil, utiliza também, o Instagram e, Flickr, que são utilizados para publicar fotos, além de ter um canal de comunicação direto com o eleitor em seu site.

A utilização das redes sociais não integrou a campanha de Romário somente nestas eleições. Em 2010, então candidato a deputado federal, o baixinho já era atuante no Twitter (que utiliza desde 2009). Já quando assumiu uma cadeira na câmara de deputados, ele criou uma conta no Facebook (2011) e canal no Youtube (2011).

Em 2012, uma pesquisa do portal Medialogue, listou os deputados federais mais atuantes no meio cibernético e Romário, hoje candidato ao senado, aparece na lista do portal com um conceito nota 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário