quarta-feira, setembro 03, 2014

Deputado Jean Kuhlmann aposta em mídias sociais para conseguir reeleição.

Por Gabriela Ronchi de Souza

Divulgar, expressar opiniões, seguir e compartilhar. Nas mídias sociais é possível relaciona-se com quem está distante e aproximar ainda mais quem está perto. Esse meio é a nova formula para que os candidatos busquem novos eleitores e quem propague suas ideias. Política 2.0, é este o nome dado ao método utilizado pelos candidatos para interagir e despertar o interesse das pessoas, afim de conquistar o voto.



Quem aderiu a ideia é o candidato a deputado estadual do Partido Social Democrático (PSD), Jean Kuhlmann. Ele já ocupou uma cadeira da câmara de vereadores de Blumenau, eleito em 2000 e reeleito em 2004. Em 2006 o parlamentar elegeu-se deputado estadual e em 2010 foi reconduzido ao cargo.

O aperto de mão, visitas e encontros não foram dispensados, mas tornaram-se aliados das mídias sociais. Através de fotos o político divulga os locais por onde passou e com quem falou, além disso, pode anunciar onde estará, responder as sugestões e tornar-se  um “amigo” afim de ganhar confiança dos eleitores.

Em 2012, o parlamentar foi candidato a prefeito de Blumenau, mas não conseguiu eleger-se e houve uma possível contribuição da mídia para a perda de Jean Kuhlmann.  Uma campanha publicitária mal interpretada pelo público foi suficiente para levar a campanha por água abaixo. A propaganda exibida durante o horário político na televisão, logo estava na internet, e o candidato foi alvo de críticas.

Mas, a experiência com as mídias sociais serviu para a campanha atual. Como candidato a deputado estadual, ele tornou-se ativo na rede e deu início a um ciclo de postagens diárias. Twitter, Facebook, site, canal no youtube, flickr, além de utilizar hashtags em suas publicações como #Sou+Jean e #Eu voto55800. O candidato está  interagindo, conquistando novos eleitores e sabendo utilizar a  Política 2.0 a seu favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário