
Quem aderiu a ideia é o candidato a deputado estadual do Partido Social Democrático (PSD), Jean Kuhlmann. Ele já ocupou uma cadeira da câmara de vereadores de Blumenau, eleito em 2000 e reeleito em 2004. Em 2006 o parlamentar elegeu-se deputado estadual e em 2010 foi reconduzido ao cargo.
O aperto de mão, visitas e encontros não foram dispensados, mas tornaram-se aliados das mídias sociais. Através de fotos o político divulga os locais por onde passou e com quem falou, além disso, pode anunciar onde estará, responder as sugestões e tornar-se um “amigo” afim de ganhar confiança dos eleitores.
Em 2012, o parlamentar foi candidato a prefeito de Blumenau, mas não conseguiu eleger-se e houve uma possível contribuição da mídia para a perda de Jean Kuhlmann. Uma campanha publicitária mal interpretada pelo público foi suficiente para levar a campanha por água abaixo. A propaganda exibida durante o horário político na televisão, logo estava na internet, e o candidato foi alvo de críticas.
Mas, a experiência com as mídias sociais serviu para a campanha atual. Como candidato a deputado estadual, ele tornou-se ativo na rede e deu início a um ciclo de postagens diárias. Twitter, Facebook, site, canal no youtube, flickr, além de utilizar hashtags em suas publicações como #Sou+Jean e #Eu voto55800. O candidato está interagindo, conquistando novos eleitores e sabendo utilizar a Política 2.0 a seu favor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário