Foto: Reprodução/Facebook |
A chamada Política 2.0 surge como uma nova forma de interação entre os políticos e os eleitores. A dinamicidade da internet permite que todos exponham seus pensamentos, seus cotidianos e suas opiniões e, desta forma, fica mais prático para que os votantes conheçam os candidatos que podem escolher em outubro.
Um caso que pode servir de exemplo para a tal política digital é o de Joel Júlio da Costa, candidato a deputado estadual em Santa Catarina. Empresário e ex-presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Gaspar (SC), Joel mantém no Facebook um perfil e uma fanpage, que são atualizados diariamente por ele e por seus assessores.
Através de suas redes sociais, o político do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) divulga suas ações enquanto candidato. No Facebook, ele mostra por onde já passou, qual a sua agenda, as principais propostas e até mesmo pessoas que já manifestaram apoio à sua candidatura. Utilizando ainda a ferramenta de compartilhamento, ele e outros políticos do mesmo partido, entre eles Dário Berger, candidato ao Senado, acabam se divulgando uns aos outros, aumentando a visibilidade.
Outro item em que o candidato aposta são as hashtags. Com os termos #ÉNossoÉDaqui e #JuntosSomosMaisFortes, Joel tem conquistado os eleitores, em especial os mais jovens, e vem se tornando um dos candidatos favoritos dos eleitores gasparenses.
O exemplo de Joel da Costa se encaixa no conceito da política digital, já que sua atuação na internet permite que as informações sobre ele circulem com mais rapidez. Como já é impossível negar a força que as mídias sociais exercem na sociedade, a presença dos políticos tem tudo para ser cada vez mais constante na timeline das nossas redes.
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