quarta-feira, agosto 27, 2014

Internet ajuda candidatos a ficarem mais perto dos eleitores

Por Andressa Scaburri

Foto: Reprodução/Facebook
A internet é, desde 1990, uma das principais formas de comunicação entre as pessoas e o mundo. Vinte anos depois, a população em geral começou a ter acesso mais frequente e, na atualidade, é impossível pensar o mundo sem ela. Com foco nisso e nas eleições de 05 de outubro de 2014, muitos candidatos têm usado o serviço como base para suas campanhas.



A chamada Política 2.0 surge como uma nova forma de interação entre os políticos e os eleitores. A dinamicidade da internet permite que todos exponham seus pensamentos, seus cotidianos e suas opiniões e, desta forma, fica mais prático para que os votantes conheçam os candidatos que podem escolher em outubro.

Um caso que pode servir de exemplo para a tal política digital é o de Joel Júlio da Costa, candidato a deputado estadual em Santa Catarina. Empresário e ex-presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Gaspar (SC), Joel mantém no Facebook um perfil e uma fanpage, que são atualizados diariamente por ele e por seus assessores.

Através de suas redes sociais, o político do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) divulga suas ações enquanto candidato. No Facebook, ele mostra por onde já passou, qual a sua agenda, as principais propostas e até mesmo pessoas que já manifestaram apoio à sua candidatura. Utilizando ainda a ferramenta de compartilhamento, ele e outros políticos do mesmo partido, entre eles Dário Berger, candidato ao Senado, acabam se divulgando uns aos outros, aumentando a visibilidade.

Outro item em que o candidato aposta são as hashtags. Com os termos #ÉNossoÉDaqui e #JuntosSomosMaisFortes, Joel tem conquistado os eleitores, em especial os mais jovens, e vem se tornando um dos candidatos favoritos dos eleitores gasparenses.

O exemplo de Joel da Costa se encaixa no conceito da política digital, já que sua atuação na internet permite que as informações sobre ele circulem com mais rapidez. Como já é impossível negar a força que as mídias sociais exercem na sociedade, a presença dos políticos tem tudo para ser cada vez mais constante na timeline das nossas redes.

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