As cores sempre fizeram parte de nossas vidas principalmente na natureza, colorindo e distinguindo plantas, animais e objetos em nosso planeta. Por ser uma cor fria, o azul estimula a criatividade, remete leveza e paz.Talvez por tradição ou por razões ainda desconhecidas para muitos o azul é associada ao sexo masculino e rosa ao feminino, principalmente quando bebês.
Isso ficou tão sério que hoje existe o Outubro Rosa coordenado pela rede feminina de combate ao câncer. O que se intitula Novembro Azul foi criado na Austrália em 2003, movimento criado especialmente para o sexo masculino.
No Brasil, a campanha é coordenada pelo ministério da saúde e visa estimular homens acima de 40 anos a fazerem o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês). A analise permite diagnosticar indícios do câncer de próstata.O movimento teve início dia 11 de novembro e termina nesta próxima sexta dia 22 em todo país. Na cidade de Timbó não é diferente, o Rotaty em parceria com a Prefeitura (secretaria de saúde do município) e três laboratórios de análises disponibilizaram 450 exames de PSA.Cada morador acima de 40 anos foi orientado a procurar o posto de saúde do bairro para fazer o exame no laboratório indicado.
O tabagismo e consumo exagerado de bebidas alcoólicas também favorecem o câncer. Entre outras ações do Novembro Azul foram iluminados com cor azul os principais monumentos da cidade. Dados do Inca ( Instituto Nacional do câncer )mostram que somente em 2012 surgiram 60 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. O mote da campanha em Timbó foi : “Levar a sua filha para o altar só se o câncer não te levar” ou então “Levar sua esposa para jantar só se o câncer não te levar” ou ainda “levar seu filho para se formar só se o câncer não te levar”.
Por Rogério Florenço
Nenhum comentário:
Postar um comentário