quarta-feira, novembro 06, 2013

Mercado de trabalho 2.0

Foto
Ao longo dos anos, o avanço tecnológico revolucionou o modo de se comunicar e interagir. Criou-se a necessidade de cada vez mais, estarmos conectados à essas ferramentas. Isso não se restringe apenas ao entretenimento, também se aplica ao mercado de trabalho em diversas áreas. A imagem criada em relação aos profissionais, onde a experiência e a vivência dentro da empresa era requisitos fundamentais para o crescimento de um funcionário, já não existe mais.



No jornalismo, isto não seria diferente. Será que algum jornalista dos anos 70 um dia imaginou que escreveria para alguma plataforma digital? Que um dia abandonaria o seu velho bloquinho de anotações, e no lugar dele, usaria um tablet? A internet deixou de ser somente uma fonte de diversão e informação e passou a ser uma ferramenta de trabalho, mais um campo a ser explorado por profissionais da comunicação.

Não foi apenas a maneira de se trabalhar que mudou. O local de trabalho, em muitos casos, não é mais a redação ou o escritório. Já imaginou trabalhar em casa, na praia, ou em qualquer outro local? Pois é, com a era digital, a facilidade de gerar conteúdos de qualquer local, apenas com computador conectado a rede, sem precisar se deslocar, fez do “home office” uma opção para muitos jornalistas.
Foto
Produzir uma reportagem em áudio, vídeo, fotos e textos. E ainda mais, encontrar todos esses elementos em um único lugar. É neste momento que surgem os profissionais multimídia, eles gerenciam redes sociais, produzem conteúdos para diversas plataformas, dando a elas o tratamento adequado para a ferramenta e também para o público. Afinal, o tratamento que se dá ao texto para o Facebook, não será o mesmo para o Twitter, e o mesmo se aplica em outros portais.

A instantaneidade que a internet proporciona, exige que o jornalista digital mantenha-se em constante atualização e requer também uma agilidade na geração de novas informações e conteúdos. Que as plataformas de trabalho e o modo de se fazer jornalismo vai continuar evoluindo, não é uma novidade. Resta ao jornalista digital, buscar especialização na área, e principalmente conhecer o leque de ferramentas disponíveis.

Por Tamires Kardauke

Nenhum comentário:

Postar um comentário