Com o
aumento da internet os
meios de comunicação como
rádio,
TV e
jornais impressos perderam o ibope, afinal, a
internet tem sua vantagem e comodidade - é
instantânea. Com esse aumento, os meios de comunicação pensaram literalmente para frente e é aí onde surge a
convergência. Essas empresas criam então também suas
contas na internet, processo este que vem crescendo todo dia mais. Alguns jornais impressos, por exemplo, jogam todo o material que sai no impresso na
rede, outros apenas algumas matérias, porém, a maioria usa a internet como ferramenta principal. Ou seja, a
informação hoje passa por diferentes canais midiáticos, integrando diferentes meios nesse processo.
Outro fato interessante é o uso de conteúdo em vídeo em
sites. Além de suprir as necessidades do
leitor, ele ainda pode ver qualquer assunto com mais facilidade, podendo também gerar conteúdo para essas
mídias, afinal, qualquer pessoa com um celular ou uma câmera é capaz de gerar
notícias, e isso ainda integra mais o leitor ao jornal, pois dá a oportunidade do "não jornalista" ser muitas vezes o gerador desses vídeos e se introduzir dentro daquele espaço, fazendo com que o
jornalismo em tempo real se torne uma troca. Mas, por ser tão livre, a
ética jornalística volta a ser questionada. Na internet pode-se jogar tudo e mais um pouco, cabe ao jornalista em seus sites, saber separar e diferenciar o que há de proveitoso ou não.
Ainda, as demais mídias como
telefone,
celular 3G, internet de alta velocidade etc. trazem novas oportunidades de
negócios, como o jornalismo. O jornalista, ao invés de se especializar em algo específico precisa ser capaz de produzir material informativo em
texto,
áudio,
vídeo e
fotografia, explorando a
tecnologia. É aquilo que digo: pra lá com aquela coisa de terninho e gravata e cabelo bem penteado nos fundinhos de uma sala com 15 m², a perspectiva no
mercado de trabalho na comunicação avançou e a vida também. Com o crescimento da internet e a facilidade de publicar conteúdo na
web, o jornalismo os cenários prometem mudar e o personagem principal, você, também.
Tudo isso nada mais é que a mistura de um ser humano
comunicativo com um mundo que não para de crescer nenhum minuto. Por isso, a
convergência midiática é de extrema importância para os veículos de comunicação. A necessidade das coisas serem cada vez mais instantâneas e ágeis em um tempo curto, é difícil, porém, o jornalismo precisa se adaptar ao leitores e não ao contrário.
Por Franciele Back
Nenhum comentário:
Postar um comentário