domingo, novembro 03, 2013

Desfile Oktobefest 2013 : Embalados pela música alemã, fritz e fridas fazem a festa pela calçada da XV

Por Bianca Steinert e Tamires Kardauke

O casal participa dos desfiles a mais de 10 anos. Galeria de imagens

Outubro é conhecido como o mês das tradicionais festas típicas em Santa Catarina. Pelas ruas de Blumenau, homens e mulheres se transformam em fritz e fridas. As músicas que embalam os festejos são alemãs, “zique-zaque, zique-zaque, hoy hoy hoy!”. Na 30ª edição da Oktoberfest, o desfile continua sendo uma mistura do resgate e o cultivo das tradições germânicas, com as inovações trazidas com o tempo. O “palco” das mais de 90 atrações é a rua XV de Novembro. Pessoas de todas as idades, turistas ou não, aguardam ansiosamente nas calçadas o início do desfile. Esse ano a atração contou com 12 alegorias e três mil figurantes.



Na calçada, com vestimentas típicas, e com o caneco de chopp na mão estava Oriberto Piske, acompanhado pela sua esposa Carmen. Desde o ano de 1997, o casal não perde um desfile da Oktoberfest. Eles comentaram sobre a importância popularização da festa, e também sobre os trajes germânicos, que segundo Carmen, já não são mais como eram no passado “Há alguns anos, não se viam meninas de vestidos xadrez, ou com bermudas. Com o passar do tempo, a cultura alemã foi se adaptando as tendências da moda, e hoje, o resultado que vemos são esses belíssimos trajes, dos mais variados estilos.” 

19 horas e 30 minutos. Noite de quarta-feira. No sábado,dezesseis horas. Os ponteiros do relógio indicavam o inicio de mais um evento. Pela Rua XV, as primeiras atrações começavam a surgir. Grupos folclóricos, clubes de caça e tiro, fanfarras, bandas regionais, as realezas da festa, carros alegóricos e demais grupos fizeram a festa não só dentro da passarela, mas também do público que atento, os acompanhavam.

Da Alemanha para as ruas de Blumenau

A banda participou dos desfiles oficiais da Oktoberfest.
Galeria de imagens
Momentos antes do inicio, ali, na esquina da concentração do desfile da 30ª Oktoberfest, um grupo de trajes típicos que falava a língua alemã, chamou a atenção. Além dos vários instrumentos musicais, o que despertou a curiosidade de quem passava por ali, era o AlpenHorn. Uma das atrações que passou pela rua XV foi a banda alemã Trachtenkapelle D’ Rauschberger-Zell. Originária de Ruhpolding, região próxima a fronteira com a Áustria, na região dos Alpes, o grupo tem o objetivo de preservar as tradições germânicas, além da caracterização típica e da música com instrumentos de sopro e percussão.

Outra característica da banda é a utilização do AlpenHorn, também conhecido como Trompa Alpina,com cerca de três metros de comprimento, lembrando o formato de um cone. Era uma ferramenta que pastores da idade antiga usavam para que pudessem se comunicar, além de fazer músicas. Quem assistia o grupo passar, pode ter uma “palhinha” do que veria nos pavilhões da vila germânica, durante a 30ª Oktoberfest.



Confira um trecho da apresentação da banda durante a Oktoberfest 2013. No áudio, a Trachtenkapelle D’ Rauschberger-Zell canta a música "Anton aus Tirol" .


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário