Realizada há 24 anos, a Campanha “Papai Noel dos Correios” tem como principal objetivo responder às cartas das crianças que
escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes
daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Todos podem
participar atuando como padrinho, ou seja, adotando as cartinhas e
providenciando os presentes solicitados pelas crianças.
Nos últimos três anos foram recebidas 3,4 milhões
de cartas em todo o país destinadas ao “Papai Noel dos Correios”. Desse total,
2 milhões atendiam aos critérios da Campanha e quase 75% foram adotadas, o que
equivale a 1,5 milhão de cartas. Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com
escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de
vulnerabilidade social. O objetivo é trabalhar ações como desenvolver a
habilidade da redação de carta, endereçar e usar corretamente o CEP, segundo
informou a assessoria.
Os Correios não entregam cartas para adoção
diretamente à população, em suas residências. A adoção de cartas da Campanha é
feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são
lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas aos padrinhos nas
agências, ponto de adoção, de cada município participante.
Quem contribuir com a Campanha deve entregar o
presente na própria agência em que adotou a carta. Os Correios se
responsabilizam pelo envio dos presentes para a escola, que vai repassá-los às
crianças. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a
observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho. Na Campanha “Papai Noel dos Correios”, é possível
adotar as cartas até o dia 29 de novembro e os presentes devem ser entregues
nas agências até o dia 6 de dezembro.
Por Bruna Laline Ramos
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