quarta-feira, novembro 20, 2013

A invasão da era digital nos meios de comunicação

Foto
Dos jornais impressos para internet, o que antes era necessário esperar pela a publicação da seguinte edição, agora se pode divulgar instantaneamente no mundo virtual. Isso não só acontece com os jornais, mas com as revistas que também optaram por sites. Mas eles não foram os únicos, o rádio passou por mudanças bruscas, deixando de ser o único veículo veloz a passar informação de primeira mão.


Com o surgimento da internet os demais meios de comunicação acabaram tendo uma queda, certos jornais foram “substituídos” pelos blogs e redes sociais, as rádios pelas webs rádios, e a televisão sendo substituída pelo o YouTube, Vimeo, até as locadoras de vídeo tiveram decadência, com o surgimento de sites que fornecem filmes para downloads e para assistir online gratuitamente.

Para não perder o lucro e tentar manter ou aumentar a audiência, as mídias tradicionais estão cada vez mais explorando o universo online de diversas formas, como criação de portais de notícias - estratégia utilizada pelo Jornal Santa Catarina, que também possui um perfil no Facebook e Twitter.  A Rádio Guararema que possui uma página online com informações 24horas e a Revista Super Interessante, que disponibiliza todas as versões em seu portal.


As convergências das mídias também trouxeram pontos positivos, o que antes era necessário enviar uma carta para imprensa expondo a opinião de um determinado assunto, atualmente o público poderá se manifestar através de comentários na internet. Foi banido o acesso limitado da informação, agora podemos selecionar notícias para ler, ouvir e assistir quando quisermos, não dependendo de horário ou localidade. 

Porém, essa convergência poderá estar acompanhada com o sensacionalismo, exagero da informação até o desvio poderá estar presente, mas depende de cada jornalista. A sua ética é fundamental para garantir a credibilidade.

Por Kellen Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário