![]() |
Foto |
Mas tudo o que é bom tem seu lado mal, o que veio para somar e ajudar, muitas vezes causa um mal imensurável a vida de quem a utilizou sem prudência. Nem todos os usuários são maus, mas confiar no estranho pode ser perigoso. Existem internautas que ultrapassam todos os limites da ética e da moral. Atualmente cometer crimes cibernéticos pode ser mais fácil do que furtar uma bala no mercado da esquina. Para não ser vítima é necessário jogar com a inteligência e cautela, pois o malfeitor é calculista.
Os crimes pela a internet podem ocorrer de diversas maneiras, como ameaças, estelionatos, falsa identidade, phishing, difamação, injúria, calúnia, pedofilia e outros. As redes sociais têm se tornado o covil da maldade. No Youtube pode ter vírus, no Instagram há perfis falsos que atraem para fraudes, no Tumblr mensagens falsas, no Facebook, podem encontrar falsas notícias sobre mortes de celebridades, fotos e vídeos polêmicos e vírus, Twitter links podem trazer dores de cabeça. Nem o Linkedin escapa, seu principal golpe é phishing com solicitações falsa, fazendo com que o usuário acesse também link contendo conteúdo malicioso.
![]() |
Foto |
Todos têm direitos e leis que os protegem de todos os tipos de crimes, no mundo virtual não poderia ser diferente, atualmente existem diversas leis que protegem internautas de golpes virtuais. Há também delegacias eletrônicas para aqueles que possuem dificuldades de locomoção. Um crime polêmico foi o furto e exposição de fotos da atriz Carolina Dickmann, devido a esse caso, entre em vigor a lei 12.737 de 2012, chamada lei “Carolina Dieckmann”, que, entre outras coisas, torna crime a invasão de aparelhos eletrônicos para obtenção de dados particulares. Portanto é necessário a atenção de todos para a exposição de seus dados e arquivos pessoais, pois pode parecer seguro, mas o perigo pode estar a cada clique.
Para nortear, no vídeo abaixo a Globo News Ciência e Tecnologia explica detalhadamente como ocorrem os crimes cibernéticos.
Por Aline Otto
Nenhum comentário:
Postar um comentário