quarta-feira, outubro 30, 2013

Mundo 2.0: versatilidade é a pedida do momento

O trabalho será menos rotineiro e será caracterizado por uma volatilidade e a necessidade de uma Hiper-conectividade” (Tom Austin)

Foto: Tracegp
Com um mundo cada vez mais ligado às novas tecnologias, estar conectado a elas é essencial para a sobrevivência no mercado de trabalho. Hoje em dia, a necessidade de qualificação é indiscutível. Se antes, o tempo de carreira determinava o salário e a posição dentro de um emprego, atualmente são as habilidades que determinam o lugar na hierarquia de uma empresa. E a geração Y tem conquistado muitos desses lugares. É comum vermos cada vez mais cargos importantes sendo ocupados por pessoas com menos de 35 anos.


Navegar para além da zona de conforto é preciso. A época do modo estático de trabalho chegou ao fim. Trabalhar a distância tem se tornado comum para muitas pessoas. E essa forma de trabalho se encaixa muito bem para algumas profissões, como por exemplo, a de jornalista. Para ingressar na área, um dos principais requesitos é estar conectado em tudo, atento às mudanças que permeiam a sociedade. Quando o assunto é o mundo digital, o jornalista cai como uma luva. Independente se o profissional é um repórter, assessor, editor ou âncora, ele também tem espaço no mundo virtual.

Foto: Sandra Borges
Ter um blog ou cuidar de mídias digitais para outras pessoas pode ser uma boa opção ao jornalista. Principalmente porque ele pode aliar essa função a um trabalho fixo. O cenário de trabalho pode ser uma praia, um campo ou até mesmo o shopping, basta ter um notebook e clientes. A possibilidade de conexão e interação com qualquer pessoa de qualquer parte do mundo facilita o trabalho de um jornalista digital. Ele pode recorrer a esses locais para se inspirar ou conhecer de perto algo que lhe ajude com uma pauta. Tudo isso sem prejudicar o andamento do trabalho.

O campo oferecido pelo meio digital é muito maior do que podemos imaginar. A cada dia novas possibilidades são apresentadas e certamente muitas outras ainda vão surgir. As empresas tiveram que se adaptar na hora de contratar e inovar.

O profissional de jornalismo digital também precisa se adaptar, mas principalmente aprimorar o olhar a essas novas possibilidades. Com isso,  ele mesmo pode perceber que existe um novo campo de trabalho, que ainda é inexplorado e começar a investir na área. Crie. O mundo digital é um dos poucos que permite isso e aceita com facilidade novas ideias.

Por Yara Schram

Nenhum comentário:

Postar um comentário