quinta-feira, novembro 01, 2012

Classe C, web e integração à baixo custo

Por Marlon Thiago Dumke


A ascensão de consumidores de baixa renda para a nova classe C revelou uma nova faceta do povo brasileiro. Além da dito popular da paixão por carro, cerveja, praia e novela, com maior poder aquisitivo da nova classe média surge uma nova paixão: a internet. O aumento na renda nas casas brasileiras movimentou o consumo de diversos setores da economia, entre eles está o de tecnologia.

A aquisição crescente de  computadores e dispositivos móveis está refletindo diretamente número de usuários de internet no Brasil. Estudos da  Securities and Exchange Commission (SEC) apontam que somente até junho deste ano, houve um aumento de 146% no número de usuários brasileiros na maior rede social do mundo, facebook. O país tem 56 milhões de usuários, o que corresponde 5,6% de todos os usuários de toda rede. Até o primeiro trimestre de 2012 o país já ocupava o sétimo maior mercado de internet do mundo em termo de usuários conectados, com 46,2 milhões de pessoas, revela a pesquisa da comScore.

Essa nova realidade da interatividade pela grande rede mundial de computadores aponta para um processo de comunicação cada vez mais integrada. A mesma medida que a pesquisa da comScore mostra que os brasileiros passam em média mais de quatro horas em frente ao facebook, por exemplo, os 'navegantes' buscam interagir com as medias tradicionais como a televisão. A experiência antes comum apenas no rádio, torna-se cada vez mais comum nos outros veículos.

Não obstante isso os recursos e serviços oferecidos pela internet apresentam que esse público crescente também irá ansiar por mais conteúdo  na web. Produções feitas exclusivamente para internet, ou a possibilidade de divulgação dos trabalhos artísticos ou intelectuais sem a necessidade recursos e os custos das produções para rádio, cinema e televisão é outro grande fator a ser explorado.Quem tem interesse em comunicar e lucrar com a infinidade de novos consumidores ávidos por novidades do mundo sem fronteiras da internet, faz uma boa aposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário