quinta-feira, novembro 01, 2012

Classe C: Dez anos em ascenção


Em dez anos de governo PT, o Brasil vive uma ascensão econômica da classe C, que passou a comprar produtos e serviços aos quais apenas a elite tinha acesso. Uma das causas do aumento do poder de compra dessas pessoas é incentivado pelo financiamento e pelo crédito. Dados de uma pesquisa do instituto Data Popular feita durante o primeiro trimestre de 2012, revelam que 30 milhões de brasileiros ascenderam à classe média, levando essa camada social a representar 53,9% da população atual.

Segundo Renato Meirelles, do Data Popular, o crescimento da classe foi o que salvou o Brasil da última crise. "Se fosse um país, a classe C brasileira seria a 17ª maior nação do mundo em mercado consumidor. O Brasil só não quebrou na crise econômica internacional por causa da ascensão da classe C, que garantiu o consumo interno", explicou.

Dentre os produtos mais adquiridos pela classe C estão os eletrônicos - sozinha  representa 32% das compras de som, TV e vídeo -, produtos de mercearia, calçados femininos, vestuário infantil, carnes e derivados. Carros e imóveis, outros dos grandes sonhos de consumo da classe, também obtiveram crescimento.

Para a dona de casa Adelina Santos, de Blumenau, a facilidade de financiamento torna mais ajuda na compra de vários produtos. "Meu marido recebe R$ 1400 por mês, com todas as contas gerais que temos, nunca conseguiríamos comprar nada. Mas graças a parcelamento de 10 a 15 vezes em algumas lojas, estamos renovando os aparelhos eletrônicos. Só esse mês troquei o DVD e o computador dos meus meninos", informou.

No estudo, foram realizadas 22 mil entrevistas com consumidores de 153 cidades brasileiras, e a família da classe C usada nas pesquisas tem uma renda média de R$ 2,5 mil ao mês.


Por Fagner da Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário