quinta-feira, novembro 01, 2012

A internet como aliada para candidatos políticos

Por Adriano Lins

A política anda com crise de identidade, para não dizer de perfil, foi-se o tempo em que, quanto mais alto o som do carro ou do gogó dos partidários, significava visibilidade para angariar eleitores. Uma época em que comícios eram o auge do candidato e de seus correligionários, onde um show aqui e outro acolá, levava multidões, dando uma sensação de campanha consolidada.

Hoje o antigo santinho vem com endereço, não daqueles com rua, bairro e etc. Mas, endereços eletrônicos, onde se torna possível averiguarmos de cabo a rabo a vida do fulaninho na foto, que às vezes votávamos por empatia.
O fim das eleições trouxeram algumas lições aos candidatos x comunicação, nunca a utilização da internet foi tão importante para a consolidação de uma candidatura.

 Em Lages, Marcius Machado do PPS, foi o recordista de votos na cidade para vereador, com 3.808 votos. Um exemplo da importância de se aproximar do eleitorado através da internet e dos meios que ela dispõe. Marcius Machado é um cientista político formado e, desde que começou a vida política no DCE da Uniplac, já utilizava a rede como forma de propagar suas ideias e se aproximar dos alunos do Campus. Em sua candidatura não foi diferente, Marcius sempre manteve vários canais para dialogar com a população, como Facebook, Twitter, Blog, site da candidatura e canal no Youtube, onde ele posta vários vídeos de problemas relacionados à sociedade lageana.

Vereador eleito Pastor Mendes
Antônio Leandro Môro do PP, não investiu no poderio da internet, e não conseguiu sua reeleição como vereador em Lages, ficando apenas como suplente, Môro mantêm apenas um Blog e uma conta no Facebook e Twitter, porém com pouca atualização, não demonstrando interatividade com o eleitorado.
Agora teve candidatos que não apostaram nessas ferramentas, e mesmo assim conseguiram ser eleitos, é o caso do Pastor Mendes do PSD, o vereador não possui perfil em redes sociais, nem utilizam outra forma pela internet de chegar ao seu eleitorado, mas com o apoio dos fiéis da igreja, conseguiu manter sua candidatura, mostrando que ainda a questão das ferramentas de internet esta engatinhando e, quem sabe usá-las pode colher muitos frutos, mais quem não utiliza pode também se comunicar, sem se trumbicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário