quarta-feira, outubro 31, 2012

Trajes típicos germânicos: as cores da Oktoberfest

Como todas as manifestações culturais de um povo, a Oktoberfest de Blumenau não foge à regra. Concebida sob os efeitos e traumas causados pelas enchentes de 1983/1984, a festa é uma síntese do espírito teuto-germânico marcado pela extraordinária capacidade de superação, de organização e de trabalho. Não é por menos que, em pouco mais de duas semanas de animação, de alegria e de demonstrações de cordialidade, a Oktoberfest é considerada a segunda maior festa popular do País.

E nesse cenário, no qual preponderam as mais diversas formas de manifestações da cultura germânica, Fritz e Fridas desfilam elegância e criatividade em seus trajes típicos (trachten) multicoloridos que enfeitam as ruas da cidade e os pavilhões da Vila Germânica. Confeccionados em tecidos simples, vestidos (trachtenkleid), camisas (hemd), bermudas (trachtenlederhose) e chapéus (hut) são aquarelas de enfeites cuidadosamente costurados à mão, ostentando signos representativos de hábitos e costumes milenares trazidos pelos imigrantes. Como obras primas caracterizadas pela singeleza de cores, expressam o mais autêntico orgulho de raízes étnico-culturais cuidadosamente preservadas.

Apesar do uso generalizado nessa época do ano, a confecção de um traje típico germânico não observa os processos de produção em escala industrial. O conjunto de peças que compõem uma indumentária típica, masculina ou feminina, são itens com características únicas, fato que lhes confere o estado de arte. A arte mais pura em sua origem, em essência e singularidade expressas em nome das tradições e valores de um povo.

Ao ritmo das polkas executadas por bandinhas compostas por músicos de todas as idades, ano após ano Blumenau é invadida por caravanas de turistas vindos dos mais diferentes lugares do Brasil e do mundo, atraídos pelo glamour e charme que só a Oktoberfest oferece. Em meio à diversidade de visitantes, os trajes típicos ditam o ritmo, o colorido e o diferencial da cultura germânica, nos desfiles e bailes que se repetem e não têm hora para terminar... Assim é a Oktoberfest.

Ein Prosit!!!

Confira mais informações sobre os trajes típicos no vídeo:

O áudio abaixo mostra outros pontos importantes que podem ser ressaltados sobre esse assunto:

Por: Josiane Caitano e Rafa Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário