segunda-feira, outubro 29, 2012

Telejornais aderem ao Twitter como ferramenta de interação

Postado por Suellen Venturini

A televisão é o meio de comunicação mais abrangente que existe. A imagem combinada a facilidade de consumo difundida ao longo dos anos tornou o meio universal. Em contrapartida,  é o veículo de comunicação que menos tem contato com o público. Jornais e revistas mantêm cartas de leitores, rádios contam com a participação de ouvintes e a internet fornece a todos a possibilidade de deixar a opinião qualquer notícia.

Enquanto isso, as emissoras de TV fazem telejornais sem ter contato com quem está assistindo do outro lado da tela. Contando apenas com as pesquisas para conhecer quem é seu o público e com telefonemas de telespectadores que até pouco tempo não participam da programação.


O Twitter, rede social que surgiu em 2006, tem mudado essa realidade. Hoje é comum o uso do mini blog pelos apresentadores e produção de telejornais do mundo inteiro. É uma maneira de interagir com o público em tempo real, fazer correções durante o programa dando crédito às pessoas e estreitar os laços entre publico e veículo. Além de divulgar os conteúdos e promoções na rede instantaneamente e fazer contato com possíveis fontes.  

Enquanto no Facebook o que chama atenção é a imagem, no Twitter o importante é o assunto. É ai que entram as hashtags, palavras-chave que se organizam como hiperlinks, com as quais é possível fazer buscas sobre qualquer assunto e conferir o que é mais falado mundial ou regionalmente.  

No Brasil, um exemplo de jornalista de televisão que surfa nessa onde é Willam Bonner, apresentador do maior telejornal do país, o Jornal Nacional.  Bonner divulga diariamente informações e fotos pessoais e de bastidores do jornal se denominando como “tio”, prática que foi muito bem aceita pelos internautas: o perfil @realwbonner tem 3.845.134 seguidores. Prova que a internet não possibilita novas abordagens apenas do público, mas também dos veículos de comunicação e dos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário