terça-feira, outubro 30, 2012

Sr. Dinheiro de Plástico e Sra. Internet

Por Larissa Neumann

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Atualmente, o Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet e contabiliza 50,7 milhões de usuários, que acessam regularmente a rede. Em 2011 as vendas no varejo brasileiro, alcançaram a marca de R$ 18,7 bilhões em compras no comércio eletrônico. Do total de usuários, 47% dos internautas brasileiros consideram a publicidade on-line muito influente na hora de fazer compras contra 38% que julgam que a publicidade na TV decisiva na hora da compra. Esses, entre tantos outros números que traduzem o poder da web e da televisão na hora de adquirir novas coisas, compõem uma recente pesquisa sobre o comportamento do e-consumidor brasileiro realizada pela Hi-Mídia e M.Sense e dados atualizados diariamente pelo IBOPE/NetRatings, líder mundial em medição de audiência de Internet.

A internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e TV. Os dados do Ibope revelam que 87% dos internautas usam a rede para pesquisar produtos e serviços. Antes de comprar, 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões expressas on-line. A verdade é que 93% dosusuários brasileiros já realizaram compras on-line e 62% o fazem todos os meses.

O estudo da Hi-Mídia e M.Sense, corrobora com os dados do Ibope e também revela que a rede é a grande influenciadora da decisão de compra. Mais de 70% dos entrevistados afirmaram que buscam informações sobre os produtos em sites de busca, redes sociais, blogs ou sites institucionais das empresas. Mesmo quando a compra não é realizada pela internet, a consulta de informações na rede é considerada essencial no processo de decisão, o que torna necessária a presença digital mesmo para marcas que não utilizam o canal de venda on-line diretamente.
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O desejo de comprar é quase tão antigo quanto respirar, com a diferença que já nascemos sabendo respirar e é de graça. A vontade de adquirir coisas é estimulado através de anúncios comerciais veiculados, principalmente, na televisão. Porém, com o advento que une pessoas em todo o mundo tem as coisas tem mudado. Hoje é possível assistir em portais na internet os mesmos programas que são transmitidos na TV.

E as mudanças não param por ai. Com linhas de crédito mais acessíveis, os 'cartões de plástico' estão proporcionalmente disponíveis para a população quanto como leite está disponível em supermercados, sem contar o incentivo fiscal abastecendo e empurrando a economia. Com todas essas facilidades a compra e venda de televisões, computadores e o acesso a web ficou muito mais fácil.

A ascensão das classes C e D é impulsionada por essas ‘facilidades’. Mesmo levando em conta as taxas de juros altíssimas o dinheiro de plástico é um recurso fácil. Quando mais pessoas adquirem computadores, máquinas que no universo jovem têm substituído a televisão, mais e mais pessoas também estabelecem conexão com a internet. E a internet por sua vez, continua a publicar e instigar os navegadores a se tornarem consumidores. É um círculo vicioso.

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