
Trocar informações no
facebook,
twitter,
orkut,
blogs, ler jornal, ouvir rádio, ver programas de televisão. Estes são alguns dos benefícios que a
internet trouxe para a área jornalística que vivemos atualmente. Faz parte da
convergência midiática.
Se há alguns anos atrás, você caro leitor, tinha que ir até a banca do seu Zé, comprar o seu jornal favorito, regional ou nacional, ou você que gosta de ouvir transmissões esportivas de outro estado brasileiro, com aquele ruído que atrapalha a identificação dos jogadores e fazem você ficar irritado, a internet veio para somar para os dois lados. Tanto para os veículos de comunicação, quanto para os consumidores.
Isso porque a internet abriu as portas para o público que não tinha acesso a determinado veículo de comunicação, a oportunidade de conhecer ele, assim ganhando mais apreciadores de seu conteúdo, resultando em mais um meio de faturar.

Mas este meio virtual não trouxe somente isto. Com ele veio o
jornalismo em tempo real. Hoje por meio do facebook, blog, twitter, entre outros, posso postar
informações que aconteceram em apenas cinco minutos atrás. Exemplo prático: estou andando tranquilamente pela rua XV de Novembro, centro de Blumenau, e presencio um acidente de automóveis. Com acesso a internet e um
dispositivo móvel posso informar meu público sobre o fato que aconteceu e com foto para ilustrar.
O meio virtual
veio para somar ao
profissional da comunicação e aos consumidores das informações. A internet abriu de vez o diálogo entre quem informa e quem recebe a mensagem. E a
ética jornalísta, mas do que nunca, está sendo testada por estas pessoas ávidas pelas informações.
Por Léo Bruno Manke
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