quarta-feira, outubro 31, 2012

Internet, um meio irreversível para os veículos de comunicação

Trocar informações no facebook, twitter, orkut, blogs, ler jornal, ouvir rádio, ver programas de televisão. Estes são alguns dos benefícios que a internet trouxe para a área jornalística que vivemos atualmente. Faz parte da convergência midiática.

Se há alguns anos atrás, você caro leitor, tinha que ir até a banca do seu Zé, comprar o seu jornal favorito, regional ou nacional, ou você que gosta de ouvir transmissões esportivas de outro estado brasileiro, com aquele ruído que atrapalha a identificação dos jogadores e fazem você ficar irritado, a internet veio para somar para os dois lados. Tanto para os veículos de comunicação, quanto para os consumidores.

Isso porque a internet abriu as portas para o público que não tinha acesso a determinado veículo de comunicação, a oportunidade de conhecer ele, assim ganhando mais apreciadores de seu conteúdo, resultando em mais um meio de faturar.

Mas este meio virtual não trouxe somente isto. Com ele veio o jornalismo em tempo real. Hoje por meio do facebook, blog, twitter, entre outros, posso postar informações que aconteceram em apenas cinco minutos atrás. Exemplo prático: estou andando tranquilamente pela rua XV de Novembro, centro de Blumenau, e presencio um acidente de automóveis. Com acesso a internet e um dispositivo móvel posso informar meu público sobre o fato que aconteceu e com foto para ilustrar.

O meio virtual veio para somar ao profissional da comunicação e aos consumidores das informações. A internet abriu de vez o diálogo entre quem informa e quem recebe a mensagem. E a ética jornalísta, mas do que nunca, está sendo testada por estas pessoas ávidas pelas informações.

Por Léo Bruno Manke

Nenhum comentário:

Postar um comentário